Notícias

Ensino Religioso realiza encontro em São Paulo

e.R.
Dom Carlos Lema Garcia falou sobre o seu trabalho no Vicariato da Educação e Universidade

A Pastoral do Ensino Religioso realizou, no dia 16 de maio,  em São Paulo, no Colégio São Bento, o I Encontro Ampliado para coordenadores da Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1(São Paulo)  da CNBB. O evento contou com 30 participantes, entre educadores e agentes de pastoral, vindos da Capital e de diversas cidades do Interior de São Paulo.

O objetivo do encontro foi colocar em comum as experiências das Dioceses que compõem o Regional Sul 1 no trabalho de implantação do Ensino Religioso nas escolas e proporcionar um momento de formação e atualização das propostas atuais.

Os trabalhos foram conduzidos pelo professor padre Edísio Silva, secretário Estadual do E.R. O bispo auxiliar de São Paulo, dom Julio Endi Akamini, bispo auxiliar de São Paulo, iniciou o encontro com uma oração e em seguida falou sobre a Espiritualidade e Missão do Educador, discípulo e missionário, no contexto atual da Igreja.

No espaço para a partilha o padre Roberto Rosalino, diretor da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) falou sobre seu trabalho e a disponibilidade da Faculdade Claretianas para a formação de professores, em seguida as professoreas Orsy Nascimento Oliveira e Leonor Neves falaram de sua experiências e do material pedagógico na área de ensino religioso.

Posteriormente foi presidida uma celebração eucarística, na capela do Mosteiro, com a participação de todos os presentes.  Na parte da tarde o padre Edísio Silva, falou sobre o Perfil Pedagógico do Educador, com suas competências e metodologias atuais de Projetos e padre Antonio Ribeiro falou sobre o Perfil dos Jovens e sua Evangelização com a Proposta Atual de Questionário e Caminhos e Projetos de Vida com Educação em Valores.

Abriu-se um grande debate com proposta por parte dos coordenadores.

No final do encontro Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo falou sobre seu trabalho no Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade e algumas propostas sobre o Ensino Religioso na Arquidiocese de São Paulo.

Os participantes receberam, ao final do Curso, um certificado emitido pela coordenação Regional da Pastoral do Ensino Religioso.

Segue abaixo os Downloads das apresentações do Encontro:

Espiritualidade do educador

Apresentação perfil do Jovem e a Evangelização

 

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.