Na manhã desta terça-feira, 21 de maio, a Paróquia Bom Jesus, em Rio Claro (Diocese de Piracicaba), sediou o Encontro de Presbíteros da Sub-região Campinas. Promovido pela Comissão Sub-Região da Pastoral Presbiteral (coordenada pelo Pe. César Augusto Alves Bezerra, da Diocese de Bragança Paulista), o evento reuniu 35 padres de cinco das seis dioceses da província eclesiástica: Campinas, Bragança Paulista, Amparo, Piracicaba e São Carlos. A Diocese de Limeira não esteve presente, pois seu clero está participando do retiro anual nesta semana.

O encontro contou com a presença do arcebispo metropolitano Dom João Inácio Müller e do bispo diocesano de Bragança Paulista, Dom Sérgio Aparecido Colombo. A assessoria ficou a cargo do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cícero Alves de França, que abordou o tema “Presbíteros: testemunhas da esperança”.

As atividades iniciaram-se com a recitação da Hora Terça, momento de oração que uniu espiritualmente todos os presentes. O encontro foi marcado por momentos de reflexão e fortalecimento dos laços de fraternidade entre os presbíteros das diversas dioceses.

Dom Cícero destacou, sobretudo, a importância da formação humana dos presbíteros. Ele enfatizou que, para serem verdadeiras testemunhas da esperança, os sacerdotes precisam desenvolver plenamente suas capacidades humanas, integrando-as com a formação espiritual e pastoral. A formação humana sólida é fundamental para que os presbíteros possam enfrentar os desafios do ministério com resiliência, empatia e sabedoria.

O encontro foi encerrado com um almoço, proporcionando um momento de convivência e confraternização entre os padres.

Colaboração | Texto | Fotos: Pe. Danilo Teixeira, Pascom Diocese de Bragança Paulista