Sub-Regiões

Encontro de assessores pastorais na sub-região RPI

subregA sub-região pastoral Ribeirão Preto I, formada pelas dioceses de Jaboticabal, Franca, São João da Boa Vista e arquidiocese de Ribeirão Preto, promoveu em 27 de novembro, o 3º Encontro de Assessores das Realidades Eclesiais. O momento formativo ocorreu na Casa Dom Luís, em Brodowski (SP), e contou com a presença dos bispos da sub-região e de aproximadamente 85 assessores. O encontro começou com a oração da hora média na capela presidida pelo arcebispo de Ribeirão Preto dom Moacir Silva.

O tema central “O papel da assessoria pastoral” foi exposto pelo pároco da paróquia Sagrada Família, da Vila Praia, da Diocese de São Miguel Paulista, (SP), padre Lício de Araújo Vale. Padre Lício explicou e delimitou o papel do assessor pastoral distinguindo-o do animador de pastoral e do agente de pastoral. “Queremos então compreender o papel desse ‘agente de pastoral’ e a especificidade do trabalho de sua assessoria na caminhada da Igreja. Faz-se importante ter clareza do papel e da missão desse ‘agente de pastoral’ que é chamado de ‘assessor’. Qual é o seu lugar na Igreja? O que diferencia a sua prática de outras práticas pastorais? O que inspira e sustenta a sua missão?”, questionou padre Lício.

No encerramento do encontro, dom Fernando Antônio Brochini, CSS, administrador diocesano da diocese de Jaboticabal, transferido em 15 de outubro para a diocese de Itumbiara (GO), e que exerceu a presidência da sub-região junto ao Regional Sul 1 da CNBB, em sua mensagem de despedida, agradeceu os bispos e as assessorias da sub-região pelo apoio e a colaboração nos trabalhos da sub-região.

Histórico
O 1º Encontro das Realidades Eclesiais da Sub-Região RP-1 aconteceu em 14 de dezembro 2013, e tratou do tema “Planejamento Pastoral” com a assessoria do bispo da diocese de Jales (SP) dom Demétrio Valentini. No segundo encontro, em 20 de fevereiro de 2014, a formação ficou sob a responsabilidade do diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), de Brasília (DF), padre Estêvão Raschietti, que apresentou o tema “Missão Continental”. O objetivo dos encontros é propiciar a formação e a aproximação dos trabalhos pastorais favorecendo a unidade e a troca de experiências na sub-região.

Texto: Padre Marcelo Cervi e Márcio Smiguel

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.