Notícias

Encíclicas do Papa foram tema do curso da Pastoral Fé e Política na diocese de Jundiaí

foto encerramento cristão na politica (3)As encíclicas do Papa Francisco “Evangelii Gaudium” – Alegria do Evangelho e “Laudato Si” – Sobre o cuidado da Casa Comum, foram os temas do 4º e último módulo do curso: A Missão do Cristão na Política, realizado na diocese de Jundiaí, SP.
A formação começou no mês de março e foi aberta à participação dos pré-candidatos às eleições de 2016, das 11 cidades do território diocesano, mantendo o pioneirismo da Diocese de Jundiaí em levar formação cristã aos  futuros gestores políticos.  O 1º módulo foi realizado na Cúria Diocesana e teve como tema “Reforma Política e Plebiscito Popular”. Em abril, Itupeva sediou o 2º módulo, que tratou da Lei da Ficha Limpa e Lei 984-0. No 3º módulo o tema estudado foi O Parlamentar Cristão a Serviço da Vida. O encontro aconteceu em Louveira. Cada módulo contou com a  participação de cerca de 50 pré-candidatos.  Os assessores vieram da Rede de Escolas de Fé e Política do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, fato que permitiu e facilitou a participação e interação dos participantes, com  informações e diálogos construtivos para o desempenho da atividade política.

Aula de encerramento –  O sociólogo Eduardo Brasileiro e a coordenadora da Rede de Escolas de Fé e Política, Monica Lopes, foram os convidados para a última aula. O professor Eduardo ligou as encícilicas do Papa Francisco com a missão de um político, voltado para o sentido real do que a política: promover um trabalho a serviço do povo e justiça social. Já Monica falou aos pré-candidatos sobre da responsabilidade ética na política.

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, e o padre Sílvio Andrei Rodrigues, assessor do Conselho Diocesano de Leigos e da Pastoral Fé e Política dirigiram palavras de incentivo aos participantes e destacaram a grande missão que o político tem de realmente estar a serviço. O Documento da CNBB dirigido aos cristãos Leigos e Leigas e o momento político atual também foram assuntos da aula. o 4º módulo aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Várzea Paulista.

 Escola Fé e Política – No dia 13 de agosto será reaberta oficialmente a Escola Diocesana  Fé e Política “Dom Amaury Castanho”.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site da Diocese de Jundiaí: www.dj.org.br. A cerimônia de abertura acontece às 8h, no Anfiteatro Pio XII, na Cúria Diocesana, à Rua Engenheiro Roberto Mange, 400, Anhangabaú, em Jundiaí. Colaboração: Setor Diocesano de Comunicação

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.