Arquidioceses e Dioceses Destaques Do Regional

Em São Paulo, Pastoral Juvenil finaliza preparação para Assembleia das Igrejas

A Comissão Episcopal da Pastoral Juvenil do Regional Sul 1 da CNBB reuniu-se no  dia 15 em São Paulo (SP), na sede do episcopado paulista, onde finalizou os últimos preparativos para a Assembleia das Igrejas Particulares, que se realizará na cidade de Itaici, município de Indaitutba (SP), nos dias 19 a 21 de outubro de 2018.

Foram definidos detalhes da participação da comissão no evento que terá o mesmo tema do Sínodo dos Bispos, que também acontecerá em outubro: “Evangelização da Juventude: os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Segundo o Secretariado do Regional Sul 1, aproximadamente 200 pessoas já confirmaram a participação.  A expectativa é que 300 pessoas, de todas arquidioceses e dioceses do estado de São Paulo, dos Organismos e Pastorais vinculados ao Regional, realizem as inscrições e participem.

O encontro terá início às 14h30 da sexta-feira, 19, com a celebração de Abertura. Assim, depois da sessão de abertura (15h) terá início a primeira conferencia (16h30) proferida pelo padre Toninho da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em Roma, de 4 a 25 de outubro.

No segundo dia, pelas 8h45, realizar-se-á o primeiro painel do dia, onde os jovens vão partilhar suas experiências de fé e eclesial e de seus movimentos.

Pelas 10h30 horas, e para finalizar o primeiro painel do dia, o evento contará com perguntas da Assembleia para o jovens.

Após o almoço, pelas 14h30, realizar-se-á a apresentação da Pastoral Juvenil e dos Projetos da CNBB para a Igreja do Brasil, CEPJ – Doc. 85 – Doc. 103 – Civilização do Amor – Rota 300 – JMJ 2019 – Projeto IDE.

No último dia da assembleia (9h00) contará com uma manhã de espiritualidade, proferida pelo padre Joãozinho, scj, da Congregação dos Dehonianos com o tema “Evangelização da Juventude”.

A sessão de encerramento está marcada para as 11h30 dia 21.

Dom Pedro fala sobre a expectativa em torno da Assembleia das Igrejas – É uma grande oportunidade das nossas dioceses celebrarem a comunhão, vivenciarem a unidade na diversidade de carismas e ministérios e exercitarem-se na pastoral de conjunto: assim o Presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Pedro Luiz Stringhini, define a Assembleia.

“A assembleia das Igrejas, realizada cada ano, em outubro, é uma grande oportunidade para as 43 dioceses do Estado de São Paulo celebrarem a comunhão, vivenciarem a unidade na diversidade de carismas e ministérios e exercitarem-se na pastoral de conjunto. Com o olhar voltado para a missão Ad Gentes, por meio dos projetos do Regional no Amazonas e em Pemba (Moçambique, África), este ano a assembleia terá como tema central a Evangelização da Juventude, com o lema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A inspiração vem do Papa Francisco e do sínodo que acontecerá nesse mesmo período. A Igreja acredita na juventude, com seu idealismo e protagonismo evangelizador. O Espírito Santo conduz a Igreja”, ponderou o bispo.

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.