Comissões Episcopais Pastorais Ecologia

Em reunião virtual, Regional articula implantação da Pastoral da Ecologia Integral no estado

Agentes de pastorais e movimentos ambientais estiveram reunidos, de forma virtual, para, juntos, articularem a Pastoral da Ecologia no Estado de São Paulo.

Representantes de algumas dioceses do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos de forma virtual, na noite do último dia 17 de novembro, para um encontro de articulação da Pastoral da Ecologia no Estado de São Paulo.

Acompanhados pelo Secretário Executivo do Regional, Pe. Walter Merlugo Júnior, os participantes fizeram um resgate da caminhada trilhada pelas pastorais e movimentos ambientes no estado.

Estiveram presentes à reunião: Diego Amorim da Diocese de Campo Limpo; Luciano Rodolfo (Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos); Éder Francisco da Silva ( Pastoral da Ecologia, Região Belém da Arquidiocese de São Paulo); Adilson Villas Boas ; André Staudemeier Gonçalves (Pastoral da Ecologia da Diocese de Santos ); Miriam Monteiro (Pastoral da Ecologia da Diocese de Santos); Maria Beatriz (Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos); Marco Carvalho (Comissão Socioambiental da Diocese de São José dos Campos) Marco Antônio (Pastoral da Ecologia Integral, Região Sé, da Arquidiocese de São Paulo) ; Rosely Martin Santos (Pastoral da Ecologia Região Santana da Arquidiocese de São Paulo).

Na abertura da reunião, Diego Amorim da Diocese de Campo Limpo, fez uma rápida apresentação do caminho trilhado pelas pastorais até o atual momento, reforçou que a publicação da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco em 2015, foi a fonte da inspiração de várias “Pastorais Ecológicas”, colocando as questões ambientais no centro de discussão de toda igreja. Todavia foi lembrado que outras iniciativas já atuavam com a temática há vários anos na América Latina, como a Comissão Pastoral da Terra. Neste momento foi recordado a existência da criação de uma pastoral em âmbito nacional, onde várias dioceses já estão presentes. “Reforçamos que estamos em sintonia e pretendemos contribuir e fortalecer o nosso trabalho regional”, salientou.

Ainda durante a reunião, Luciano Rodolfo da Comissão Socioambiental de São José dos Campos apresentou as divisões do Regional Sul 1 e a presença das pastorais e movimentos ambientais no Regional, neste momento foi aberto espaço aos presentes para uma rápida apresentação pessoal e de seus trabalhos. Foram apresentadas as atividades da Comissão Socioambiental de São José, com a produção de subsídios formativos, palestras e atividades em conjunto com outas pastorais visando o cuidado com a Casa Comum. Diego Amorim da Diocese de Campo Limpo e Éder Francisco da Arquidiocese de São Paulo, destacaram atividades de preservação e despoluição de córregos e uma carta compromisso que as duas pastorais entregaram aos candidatos à Prefeitura de São Paulo, pedindo o compromisso do candidato, o que também se estende  à coleta seletiva em todo o município, nos próximos 4 anos. Marco Antônio apresentou as atividades realizadas em sua paróquia, como a celebração da missa de São Francisco de Assis com bênção de animais. André Gonçalves da Diocese de Santos apresentou brevemente os trabalhos em sua diocese, e um mapa do Regional Sul 1 com as divisões em Sub-Regiões.

Em seguida, André fez uma apresentação das atividades realizadas em conjunto com pastorais ambientais do Regional: um passeio ecológico com limpeza de praia e visita a comunidade indígena (07/19), formação sobre o Sínodo da Amazônia (02/20), e o encontro on line para troca de experiências pastorais, na ‘Semana Laudato Si’ (05/20), atividade realizada para celebrar os 5 anos de publicação da Encíclica.

Segundo padre Walter Merlugo Júnior, “Esta reunião foi o primeiro passo para que essa Pastoral tenha representação no Regional. Dom Pedro Luiz Stringhini, Presidente do Regional Sul 1, ficou muito feliz com essa iniciativa”.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.