Comissões Episcopais Pastorais Destaques

Em Assembleia, Comire elege nova coordenadora

O conselho missionário tem como bispo referencial dom José Carlos Chacorowski (na foto), da diocese de Caraguatatuba. Irmã Elisabete (primeira da esquerda para direita) substituirá Maria de Fátima da Silva que esteve a frente das atividades nos últimos 8 anos

No dia 23 de novembro, aconteceu a Assembleia Anual Eletiva do Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 da CNBB, nas dependências do conselho, em São Paulo. O evento contou com a presença de membros do Comire; do bispo referencial da Comissão para a Ação Missionária e cooperação Intereclesial do Regional, dom José Carlos Chacorowski e da coordenadora estadual do Comire, Maria de Fátima da Silva.

Os trabalhos da assembleia iniciaram com a celebração eucarística presidida por Dom José Carlos. O bispo deu as boas vindas a todos os presentes e enfatizou a importância da Missão e do compromisso missionário.

Em seguida Maria de Fátima, fez a apresentação do relatório de atividades do quadriênio  e apresentou o regimento do COMIRE, e explicou sobre as competências do coordenador e suas atribuições.

Participantes da Assembleia Eletiva do Conselho

Na sequencia Padre Everton Aparecido Silva apresentou os critérios da eleição e quem poderia exercer seu voto respeitando oregimento, em seguida prosseguiram com as eleições que contava com quatro nomes elegíveis: Irmã Elisabete Miguel Espinhara  do Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIAR), da arquidiocese de São Paulo, irmã Maria Nilva de Souza da diocese de Jundiaí  e Maria Aparecida de Oliveira diocese de Lorena..

O nome da coordenadora eleita foi confirmado em segundo escrutínio. Irmã Elisabete Miguel Espinhara, do COMIAR da arquidiocese de São Paulo, será a nova coordenadora para o próximo quadriênio. Dom José após a eleição perguntou a irmã se ela aceitava este novo serviço o que prontamente respondeu “Aceito com a graça de Deus”, sendo confirmada com a aprovação de toda assembleia.

A Assembleia contou ainda com a Assessoria da Irmã Sandra Regina Amado da equipe de formação do COMINA que falou sobre o Programa Missionário Nacional, Após o almoço os participantes fizeram a escuta dos Regionais  sobre o Mês Missionário Extraordinário , considerado por todos como muito bom e frutuoso principalmente pela dinâmica de preparação ocorrida nas diocese.

Margarida Alves fez a prestação de conta do quadriênio e explicou como procede ao acerto de contas junto a CNBB Regional.

Robson  Ferreira falou sobre o Curso de extensão em teologia com ênfase em Missiologia  que será EAD em parceria com a FAJOPA Faculdade João Paulo II de Marilia. Entregou os Folders e esclareceu sobre as inscrições e a grade curricular.

A conclusão da assembleia seu deu com apresentação do calendário 2020 feita pelo padre Everton; e com a presença do padre Estela, que proferiu a benção final.

Quem é Irmã Elisabete Miguel Espinhara

Nascida aos 06 de novembro de 1971, Irmã Elisabete Miguel Espinhara é Natal de Santa Mariana, (PR). Os pais da religiosa moram na cidade de Limeira, no estado de São Paulo. Foi em Limeira que a irmã foi enviada para a Missão. Ela pertence a Congregação Religiosa das Missionárias de Maria – Xaverianas, cujo carisma é o Anuncio de Jesus Cristo aos não cristãos. No Brasil,  a congregação religiosa tem como missão animar missionariamente a Igreja Local onde estão inseridas.

A religiosa fez missão fora do Brasil por 12 anos, 8 deles, junto ao povo chadiano, no Chade que fica no coração da África.

Em entrevista ao site do episcopado paulista, a religiosa disse que recebe com alegria essa nova missão. “Por causa do carisma da minha Congregação e da grande riqueza humana e cristã que recebi na minha pequena experiência africana, aceitei o grande desafio de coordenar, animar, articular, acompanhar as atividades missionárias no Estado de São Paulo aqui e ad gentes, isso é pedido à pessoa que Deus inspirou para esse serviço. Como sabemos, a missão é a essência da vida cristã, e é com grande alegria que aceitei colaborar neste Regional da CNBB Sul 1.”

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.