Notícias

É possível criar a Sociedade do Bem viver, diz padre Nelito Dornelas

reduzida_3
Padre Nelito (o terceiro da direita para a esquerda): “É possível criar a Sociedade do Bem viver”

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (14), o Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sede do episcopado em São Paulo, tendo como item principal da pauta a reflexão e avaliação da 5ª Semana Social Brasileira no Estado de São Paulo. O Fórum teve como assessor padre Nelito Dornelas, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz e articulador da Equipe Nacional da 5ª Semana Social Brasileira.

O Fórum foi aberto com mística, fundamenta no Evangelho de João 15, 9-17, da Festa de São Matias, apóstolo. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça” foi o versículo escolhido para a ressonância da assembleia.

Após a mística e apresentação, o diácono José Carlos Pascoal fez uma breve memória dos 3 Seminários realizados no Regional Sul 1 sobre a 5ª Semana Social Brasileira. Os coordenadores de pastorais e movimentos sociais também apresentaram breves relatos das mobilizações e encontros que tiveram a Semana Social como tema.

O assessor, padre Nelito refletiu sobre a continuidade dos trabalhos. “A 5ª SSB não terminou no evento nacional de setembro de 2013, ela tem agora os desdobramentos para que possamos lutar por um Estado melhor, mais justo e participativo”, falou. “Também nos perguntamos se é possível criarmos a Sociedade do Bom Viver em nosso país a exemplo dos indígenas andinos. É possível, sim, desde que assumamos viver em harmonia com o próximo, com a natureza e com o espiritual. Um Estado que queremos é fruto do Bem Viver, da justiça social e da verdade anunciada pela Boa Nova de Jesus”, completou.

O assessor ofereceu também algumas pistas para a continuidade da 5ª SSB no Regional, inclusive falando da necessidade de formação permanente dos agentes das Pastorais e Movimentos Sociais, “O Fórum das Pastorais Sociais é um importante instrumento para essa formação e para a conscientização do clero, religiosos e leigos quanto ao trabalho das Pastorais Sociais e da perfeita harmonia entre Fé e Política”, encerrou Padre Nelito.

A Equipe do Fórum recolheu várias sugestões de tema para o Seminário das Pastorais Sociais que será realizado nos dias 1 a 3 de agosto de 2014 em São Paulo. Esse tema será definido na reunião da Equipe no dia 21 de maio próximo, as 9h, na sede do Regional.

reduzida
Agentes das pastorais sociais durante fórum, na sede, em São Paulo, na capital

Veja mais fotos do Fórum das Pastorais Sociais clicando aqui!

Da capital, Diácono José Carlos Pascoal. Fotos: Renato Papis e Serginho Silva

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.