Notícias

“Doutrina Social da Igreja: Dignidade e Paz; Frutos de Justiça”, será o tema do Fórum Itinerante das Pastorais Sociais em Lorena   

Comissão 8 e CF Itupeva 010_reduzida

A equipe de coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Sul 1, que é presidida pelo bispo de Lorena – Dom João Inácio Muller, realizou a sua reunião ordinária, na sede da CNBB, no dia 21 de fevereiro, após o recesso de fim e inicio de ano.

Iniciando os trabalhos do dia, todos participaram de uma celebração de Ação de Graças, presidida pelo padre Walter Merlugo Jr – coordenador da Equipe da Comissão 8, e pelos diáconos permanentes Carlos Barbosa e Marco Antonio Domingues.

Após este momento e já nos trabalhos da pauta o padre Walter leu a Ata de uma reunião de planejamento realizada em Lorena no dia 31 de janeiro com Dom João, e sobre os assuntos nela pautados, inclusive sobre o Fórum Itinerante a ser realizado dia 5 de maio.

Padre Walter comentou de algumas Pastorais Sociais que ainda não fazem parte da Equipe da Comissão 8, solicitando a Lucilia que faça o contato e as convide. Neste item Reinaldo comentou sobre uma atividade das Pastorais Sociais da Diocese de Marília, realizada no dia 18 de janeiro definindo programação de três eventos para o Ano do Laicato.

Ainda sobre a reunião do dia 31 de janeiro, padre Walter informou da necessidade de estreitar contatos, através de visita, às Diocese de Limeira que sediará o Seminário das Pastorais Sociais no mês de julho, e a Diocese de Franca que sediará o Fórum do mês de setembro.

Também no sentido de articulação com as dioceses o padre Walter citou os padres – Mauro, da Pastoral da AIDS e padre Ovídio, da Pastoral do Menor, ambos da Diocese de Franca, bem como Reinaldo falou do padre Ricardo, coordenador de Pastoral Social da Diocese de Limeira.

Na parte da tarde foi feira uma análise da conjuntura atual, e Ari colocou a necessidade do fortalecimento com as Pastorais Sociais do Regional Sul 1, tendo a adesão da Vera Lopes que sugeriu ser feita uma memória do significado do que é ser uma Pastoral Social.

Em seguida padre Walter lembrou a necessidade de retomar os momentos de formação nas reuniões ordinárias.  A sugestão foi de cada pastoral participante da Comissão 8 fale sobre seu trabalho..

Ari falou do momento crítico atual, Andrelina colocou sobre que o Concílio Vaticano II  tinha direcionamento para os pobres, e diácono Carlos falou da necessidade da retomada da Pastoral de Conjunto.

Outros importantes assuntos foram debatidos e a reunião foi encerrada com os informes de cada Pastoral.

Colaboração, Reinaldo Oliveira.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.