Notícias

Dom Vilson saúda catequistas e fala dos cinco Anos do Blog da Catequese

11053601_787763661309451_7718376595990744698_n
O bispo parabeniza a todos pelo dia do Catequista, a ser comemorado no Brasil, no dia 30 de agosto

Mais de 40 a 50 mil acessos ao mês no Blog da Catequese nestes cinco anos de existência. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Regional Sul 1, dom Vilson Dias de Oliveira divulgou carta enviada aos catequistas na qual destaca que recebe “com muita alegria a notícia de que o Blog da Catequese tem sido uma ferramenta evangelizadora de grande importância para milhares de catequistas do Brasil e de outros países”. Ainda na carta, ele parabeniza a todos pelo dia do Catequista, a ser comemorado no Brasil, no dia 30 de agosto, quarto domingo do mês.

Limeira 29 de julho de 2015.

Amados irmãos e irmãs Catequistas;

Com muita alegria recebo a notícia de que este Blog da Catequese tem sido uma ferramenta evangelizadora de grande importância para milhares de catequistas do Brasil e de outros países.

Nossa missão evangelizadora ultrapassa os limites territoriais através dos novos meios, chegando a milhares de catequista que, em sua vocação, cumprem a missão de falar em nome de Deus no serviço à comunidade, possibilitando a experiência do encontro com Jesus Cristo.

Deus conduz nossos passos e ilumina nossos caminhos nesta constante troca de ensinamentos e aprendizados no exercício de vossa missão.

Recordo as palavras do Papa Francisco; “ Catequista é aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-lo nos outros”.

Porém, para que se alimente a memória de Deus é preciso que se tenha “uma relação constante, vital com Ele e com o próximo; se é pessoa de fé, que confia verdadeiramente em Deus e põe n’Ele a sua segurança; se é pessoa de caridade, de amor, que vê a todos como irmãos; se é “hypomoné”, pessoa de paciência e perseverança, que sabe enfrentar as dificuldades, as provas, os insucessos, com serenidade e esperança no Senhor; se é pessoa gentil, capaz de compreensão e de misericórdia”.

São João Paulo II nos chama atenção para a importância do anúncio do evangelho. “Apesar de viver numa sociedade pluriétnica e multi-religiosa, o cristão não pode deixar de sentir a urgência do mandato missionário que levava São Paulo a exclamar: “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (1 Cor 9, 16). Em qualquer circunstância ou ambiente, favorável ou não, deve ser proposto com coragem o Evangelho de Cristo, anúncio de felicidade para todas as pessoas de qualquer idade, categoria, cultura e nação”.

Nas últimas décadas, nossa Igreja cresceu e se desenvolveu acompanhando os desafios e avanços sociais.  Assim, ao celebrarmos os 50 anos do Concílio Vaticano II, percebemos o quanto a Igreja se preocupou e se preocupa na renovação da catequese, de acordo com os ensinamentos e com o espírito deste concílio.

A todos vocês catequistas que se empenham nas milhares de paróquias e comunidades do Brasil e do exterior e que durante esses cinco anos acessam e colaboram com este blog, o meu muito obrigado por estarem à serviço do Reino de Deus, e parabenizo a todos pelo dia do Catequista, 30 de agosto.

Encorajo-vos a continuarem na sua vocação, e que a Boa Nova possa despertar em vocês a fé e o compromisso catequético e evangelizador.

Com estima,

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira/SP
Referencial da Catequese no Regional CNBB/Sul

 

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.