Notícias

Dom Vilson completa 7 anos de episcopado

10012544_680148742021705_3129400696539001704_n_reduzida
Em abril deste ano, Dom Vilson esteve com o Papa Francisco

Este mês, o bispo da Diocese de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC (foto), celebra 7 anos de episcopado. Há sete em Limeira, ele exerce intensas atividades e de muitas bênçãos. Neste 1º de setembro e no dia 15 de setembro, o bispo celebra 7 anos da Sagração Episcopal e posse como bispo da Igreja Particular de Limeira. A Diocese celebra também sua padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Abaixo, acompanhe um pouco desta trajetória de Dom Vilson neste período  de episcopado.

7º ano como bispo diocesano de Limeira – Desde que assumiu como 5º Bispo Diocesano de Limeira, em 15 de setembro de 2007, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, exerce seu ministério episcopal nos 16 municípios que compõem a área da Diocese, dando acompanhamento nas 86 paróquias e Quase Paróquias desta porção de Igreja.

Através das pastorais, movimentos e serviços desta diocese, procura ser ponto de união para os diversos trabalhos, promovendo assim a instauração do Reino de Deus.

ordenação-de-dom-vilson_reduzida
Posse de Dom Vilson em 15/09/2007

Dom Vilson em seu ministério episcopal: ordenou quarenta e três (43) presbíteros diocesanos (até dezembro de 2013) e 3 presbíteros religiosos; crismou em torno de25.000 (vinte e cinco mil) jovens; neste período foram criadas trinta (30) novas paróquias  e 6 (seis) Quase paróquias (perfazendo um total de 36); ordenou 12 diáconos permanentes e quarenta e três (43) diáconos transitórios que já foram ordenados presbíteros desde sua chegada nesta diocese de Limeira. As transferências dos padres deu uma nova dinâmica nos trabalhos pastorais desta diocese.  No dia 15 de setembro de 2013, presidiu a ordenação episcopal do monsenhor José Carlos Brandão Cabral, presbítero do clero diocesano de Limeira, no Santuário Santo Antônio de Americana, bispo nomeado para a Diocese de Almenara, MG.

Homenagens – No dia 03 de setembro de 2008, Dom Vilson recebeu o “Título de Cidadão Ilhabelense”na Câmara Municipal de Ilhabela, onde ele exerceu o seu ministério sacerdotal por 4 anos. Já no dia 02 de julho de 2010, recebeu o “Título de Cidadão Limeirense”, na Câmara dos Vereadores da cidade de Limeira, SP; No dia 17 de Maio de 2011, recebeu o “Título de Cidadão Benemérito”, em sua cidade natal, Guaíra, SP, na Câmara dos Vereadores da mesma cidade, onde permaneceu por 3 anos no tempo de estudos e onde mora seus familiares. E por fim, no ano de 2012, recebeu “Título de cidadão” em duas cidades:Leme, SP, cidade pertencente à Diocese de Limeira (na Câmara Municipal de Leme); e emItanhaém, SP, no dia 18 de abril de 2012, no Centro de Eventos de Suarão.

Encontro com os Papas Bento XVI  e Francisco – Em visitas ao Vaticano, teve a oportunidade de encontrar-se com o Papa Bento XVI. Na visita “Ad Limina” ocorrida em 2010, pode partilhar com o Santo Padre toda a caminhada da diocese, bem como todos os trabalhos desenvolvidos nas pastorais, movimentos e serviços presentes nesta Igreja Particular. Esteve  em três momentos com o Papa Francisco: no dia 24 de julho de 2013, em Aparecida, na missa no interno da Basílica, e no dia 27 de julho na catedral de são Sebastião do Rio de Janeiro, na missa presidida pelo Papa Francisco para 700 bispos e 8 mil sacerdotes, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Em abril deste ano, Dom Vilson esteve com o Papa Francisco durante Audiência Geral. Na ocasião, dom Vilson presenteou o Santo Padre com uma imagem de São Francisco de Assis, feita em madeira, e levou o abraço de todos os diocesanos ao Papa.

 Cargos – Poucos meses após sua ordenação episcopal, Dom Vilson foi nomeado, em dezembro de 2007, como Bispo Referencial da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB. Função que desenvolveu por 4 anos, deixando o setor de comunicação para assumir, a convite do Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, como Bispo Referencial da Catequese no Reginal Sul 1, cargo que exerce até os dias de hoje. Atualmente, Dom Vilson também responde como Presidente da Sub Região Pastoral Campinas, que compreende as dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Piracicaba e São Carlos.

Que Deus, pela intercessão de nossa padroeira Nossa Senhora das Dores, continue abençoando o seu ministério episcopal.

De Limeira, Marco Antonio Erbeta, Assessoria de Imprensa

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.