Notícias

Dom Vilson apresenta Texto Base da Campanha da Fraternidade à Imprensa

coletivaNa manhã desta quarta-feira (10/2), Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, apresentou à imprensa o texto base da Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (Cf. Mc 10,45).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe para esta campanha uma reflexão sobre as relações entre a Igreja e a Sociedade, buscando “recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé”.

Segundo Dom Vilson, a relação entre Igreja e Sociedade foi se intensificando ao longo dos anos, e se adaptando à realidade social. “No final do século XX e início do século XXI, a participação social e política da Igreja na sociedade brasileira acontece por meio de diversos organismos e pastorais, entre os quais os Novos Movimentos, as Comunidades Eclesiais de Base, as Pastorais Sociais, o Movimento Fé e Política, as Semanas Sociais e o Grito dos Excluídos”.

Dom Vilson também apontou problemas sociais da atualidade (favelização, poluição, consumo de drogas, enchentes, mobilidade, violência entre outros) e destacou o importante papel da Igreja neste contexto, que deve ter critérios de ação “fundamentados na dignidade humana, no bem comum e na justiça social”.

Estiveram presentes na coletiva os padres Alexander Dezotti, assessor diocesano de Campanhas; Eduardo (Par. Menino Jesus – Limeira); Israel (Par. Santa Terezinha) e Tadeu (Catedral Nossa Senhora das Dores). Estava presente também, o secretário de Saúde de Limeira, Luiz Antonio da Silva.

Diocese e Prefeitura de Limeira divulgam ação conjunta no combate à Dengue – Durante a apresentação da Campanha da Fraternidade à Imprensa, Dom Vilson Dias de Oliveira, DCe o Secretário de Saúde de Limeira – Luiz Antonio da Silva, divulgaram uma ação conjunta, entre a diocese e a prefeitura de Limeira, de conscientização dos fieis no combate à Dengue.

Dom Vilson já havia enviado, no domingo (8/2), uma nota ao clero e aos agentes de pastorais, movimentos e serviços das paróquias de Limeira chamando a atenção para o atual momento em que vive a cidade de Limeira, com o alto número de pessoas infectadas pelo mosquito da dengue e convocando a todos para este momento de conscientização.

coletiva1Segundo o Secretário de Saúde, a cidade de Limeira precisa de ações de conscientização no combate à Dengue e a parceria com a diocese irá colaborar na orientação das pessoas, que devem eliminar os criadouros em suas residências e trabalhos como forma de combate ao mosquito transmissor.

O secretário destaca que o mosquito transmissor gosta de sangue, por isso prefere estar nas residências, locais de trabalhos entre outros, ao invés do mato.

A ação conjunta entre as paróquias da cidade de Limeira e a prefeitura consiste inicialmente em entregas de folhetos informativos de combate à Dengue, elaborado pela prefeitura,  nas missas dos finais de semana. Serão distribuídos mil folhetos pro paróquias menores e 2 mil para paróquias maiores.

Além da distribuição dos folhetos, Dom Vilson também colocou à disposição da Secretaria de Saúde os setores paroquiais, para que o secretário e agentes de saúde do município possam se reunir com lideranças para um diálogo pessoal, com orientações e novas ações.

 

Fonte: Assessoria Diocesana de  Imprensa

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.