Dioceses

Dom Pedro celebra Missa pelos Comunicadores no 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebra neste domingo (16/05), às 11h, a Santa Missa em Ação de Graças pelos Comunicadores, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. A iniciativa integra as celebrações do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais (16 de maio), inspirada na mensagem do Papa Francisco: “Vem e verás” (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são, que  reflete sobre alguns princípios do jornalismo.

No texto, o sumo pontífice destaca a coragem dos profissionais nas coberturas jornalísticas e na transformação do mundo, ao dizer que “o próprio jornalismo, como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver. Uma curiosidade, uma abertura, uma paixão. Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas. Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade”, cita o Papa Francisco.

V Semana Diocesana de Comunicação

A celebração abre a V Semana de Comunicação, promovida pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André, que prossegue na terça, quarta e quinta (18 a 20/05), às 20h, com transmissão pelo YouTube da Diocese.

Confira a programação:

Domingo (16/05) – Horário – 11h

Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini em Ação de Graças pelos 32 anos da Pascom Diocesana, pelos agentes das pastorais da comunicação e por todos os comunicadores

Terça (18/05) – Horário – 20h

Tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.

Palestrante: Tiago Marcon (missionário/celibatário – Comunidade Canção Nova)

Quarta (19/05) – Horário – 20h

Tema: O design gráfico na comunicação católica

Palestrante: Tiago de Carvalho (ilustrador e sócio diretor de criação da Címbalo Comunicação e do perfil @naosouilustra)

Quinta (20/05) – Horário – 20h

Tema : O poder das redes sociais na comunicação católica

Palestrante: Matheus Victor (especialista em mídias sociais e designer gráfico; fundador da Sentinela da Comunicação)

Com informações da Diocese de Santo André

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.