Pastorais e Organismos

Dom Milton se reúne com a Comissão Bíblico-catequética do Regional

Dom Milton | Foto: Divulgação

Recentemente, pela primeira vez encontraram-se os membros da Comissão para a Animação Bíblico-catequética do Regional Sul 1, presidida por Dom Milton Kenan Júnior, Bispo de Barretos e, atualmente, Referencial do Regional Sul 1 da CNBB para a Comissão Bíblico-Catequética neste Regional.

Segundo Dom Milton, o objetivo deste encontro virtual foi de permitir que os padres indicados por alguns bispos do nosso Regional tivessem a oportunidade de conhecer-se e partilhar as expectativas para a animação bíblica da pastoral em nosso Regional.

“A presença da Irmã Izabel Patuzzo, da Congregação Missionária da Imaculada (PIME) que, a convite de Dom Milton, participará desta Comissão pelo fato de ter sido membro da Comissão Nacional e de ter participado da elaboração da proposta das Comissões Regionais para a Animação Bíblica da Pastoral, foi motivo de entusiasmo para todos os participantes”.

Participaram deste encontro: Revmos. Srs. Padre Paulo César Mazzi (Diocese de Jaboticabal); Pe. Alexandre Vasconcelos (Diocese de São José dos Campos); Pe. Silvio Costa Oliveira (Arquidiocese de São Paulo); Pe. Tarlei Navarro (Diocese de Amparo); Pe. Welinton Angelino (Diocese de Campo Limpo); Pe. Erickson Ramos da Silva (Diocese de Jundiaí); Pe. Hallison Henrique de Jesus Parro (Diocese de São José do Rio Preto).

Ainda de acordo com Dom Milton, em  comunicado enviado a todo o episcopado paulista, “Irmã Isabel ajudou-nos a compreender a razão de ser desta Comissão, partindo do Documento 97 da CNBB: ‘Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja’ (2012), que compreende a Animação Bíblica da Pastoral como ‘a busca consciente e contínua de ter a Sagrada Escritura como alma da missão evangelizadora da Igreja, como também deve ser ela a alma da teologia’. (Doc. 97, n. 32).

Juntamente com Dom Milton, ambos frisaram a importância de considerarmos o Estudo 114 da CNBB: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14) – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”, como um valioso instrumento que ajuda a compreender o lugar da Palavra de Deus na vida das comunidades missionárias (cf. Doc 109 CNBB), quando se refere ao querigma, a iniciação à vida cristã e a mistagogia.

Como fruto deste encontro, realizar-se-á em Barretos, na Cidade de Maria, encontro presencial com os membros da Comissão, e ainda outros que poderão ser indicados pelos Bispos do Regional Sul1. O evento terá início no almoço do dia 18 de novembro e encerramento no dia seguinte, também com o almoço.

“Agradecemos o apoio dos Bispos que se empenharam por indicar os membros da Comissão, e renovamos o apelo para que possam surgir novos membros, a fim de que nosso trabalho possa despertar no nosso Regional o compromisso de fazer com que a Palavra de Deus se torne, cada vez mais, a seiva que vivifica toda a ação pastoral”, escreveu Dom Milton.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.