A Diocese de Bragança Paulista viveu um momento de grande alegria e comunhão eclesial ao ser anfitriã da Ordenação Episcopal de Dom Frei Márcio Antônio Vidal de Negreiros, OSA, nomeado pelo Papa como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde exercerá seu ministério episcopal na Região Episcopal Santana. A solene celebração aconteceu no sábado, 24 de janeiro de 2026, às 16h, no Ginásio Poliesportivo do Instituto Educacional Coração de Jesus, em Bragança Paulista (SP).

Dom Frei Márcio exercia seu ministério sacerdotal na Diocese de Bragança Paulista como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde atuou com dedicação pastoral, proximidade com o povo e zelo evangelizador. Sua ordenação episcopal representa, para a Igreja local, motivo de gratidão e alegria por ver um presbítero que serviu a Diocese ser chamado a uma missão ainda mais ampla na Igreja.

A celebração foi marcada por profunda espiritualidade, fé e ação de graças, reunindo bispos, presbíteros, religiosos, religiosas e fiéis de diversas dioceses e regiões do país, além de membros da Ordem de Santo Agostinho, vindos da Província Brasileira e também de outros países.

A ordenação contou com a imposição das mãos e a oração consecratória dos bispos ordenantes:

  • Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo;

  • Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano de Bragança Paulista;

  • Dom José Domingo Ulloa Mendieta, OSA, Arcebispo do Panamá.

Também esteve presente a Presidência do Regional Sul 1 da CNBB, representada por Dom Moacir Silva, presidente; Dom Luiz Carlos Dias, vice-presidente; Dom Carlos Silva, secretário; além do secretário-executivo, padre Luiz Fernando da Silva. A celebração contou ainda com a participação de diversos bispos do Regional Sul 1, padres da Diocese de Bragança Paulista, da Arquidiocese de São Paulo e de outras dioceses do Regional, bem como de Minas Gerais, além de religiosos da Ordem de Santo Agostinho.

Durante sua mensagem, Dom Frei Márcio destacou que os últimos meses, desde sua nomeação episcopal, foram marcados por uma profunda reorganização interior — no sentir, no pensar e no modo de olhar para a própria história vocacional, religiosa e sacerdotal. Ao olhar para o futuro, afirmou acolher a nova missão confiada pela Igreja na Arquidiocese de São Paulo com fé, abertura de coração e plena confiança na ação amorosa de Deus.

Renovado pela unção do Espírito Santo, Dom Frei Márcio ressaltou que, no exercício do ministério episcopal, a centralidade de todo apostolado deve estar na pessoa de Jesus Cristo e no anúncio do Evangelho, com especial atenção aos pobres, humildes e necessitados. Recordou que o episcopado é um caminho de entrega, sacrifício e doação da própria vida, seguindo Jesus, o Bom Pastor, a quem o bispo é chamado a anunciar com coragem, sendo pai e pastor, defensor da dignidade humana e da esperança do Reino.

Inspirado na Carta aos Colossenses, assumiu seu ministério “revestido de misericórdia, bondade e humildade” (Cl 3,12). Dirigindo-se ao clero, aos religiosos e religiosas, aos fiéis das comunidades eclesiais, aos movimentos, educadores e agentes de pastoral da Região Episcopal Santana, reafirmou as palavras de Santo Agostinho: “Para vós serei bispo; convosco serei cristão”, manifestando o desejo de aprender a ser bispo caminhando junto com o povo de Deus, em espírito de sinodalidade e em comunhão com os demais bispos auxiliares e com o Arcebispo Metropolitano.

Ao final, confiou seu ministério à intercessão de Sant’Ana, da Bem-Aventurada Virgem Maria, de São José e de Santo Agostinho, pedindo orações e assegurando também sua prece por todos aqueles que irá servir.

Na pessoa de Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano, a Diocese de Bragança Paulista rende graças a Deus por este momento histórico vivido pela Igreja, marcado pela comunhão, pela missão e pela esperança. A ordenação episcopal de Dom Frei Márcio é sinal de uma Igreja viva, que continua a gerar pastores segundo o coração de Cristo.

Colaborou: Edite Neves | Comunicação da Diocese de Bragança Paulista e Pascom Regional Sul 1
Fotos: Pascom Diocese de Bragança Paulista