Comissões Episcopais Pastorais

Dom José escreve ao Regional por ocasião do lançamento do Novo Site

O Bispo de Itapeva, Dom José Moreira de Melo, que acompanha a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB, enviou uma mensagem por ocasião do lançamento do Novo site.

 Na mensagem, o bispo faz uma rápida reflexão da mensagem do papa emérito Bento XVI sobre  o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, escrita do dia 24 de janeiro deste ano.

“Se nós melhorarmos o intercâmbio entre nós, somando forças, contribuiremos com as pessoas que se identificam com nossos valores e com quem aceita o diálogo”. É o que pensa Dom José sobre o novo site.

Mensagem de Dom José Moreira de Melo sobre o Novo Site

Dom José Moreira de Melo*

Minha primeira consideração só pode ser um agradecimento a Deus pelo retorno do nosso Site. A minha obrigação é reconhecer o esforço e a dedicação de todos que fizeram parte das devidas providências para que isto acontecesse.

Nossa proposta, como Pastoral da Comunicação, continua sendo integração, ou melhor, interação, empregando os termos do momento. Se nós melhorarmos o intercâmbio entre nós, somando forças, contribuiremos com as pessoas que se identificam com nossos valores e com quem aceita o diálogo de “interação negociada”.

Assim, considero ser do interesse de todos nós uma boa preparação para celebrarmos o dia mundial das Comunicações Sociais. Será 12 de maio, Festa da Ascensão, neste ano de 2013.

Cada vez mais, se torna importante sabermos usar os novos instrumentos que vem surgindo a partir da informática.

Na MENSAGEM de Bento XVI para o 47º dia mundial das comunicações sociais, Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização, escrita do dia 24 de janeiro deste ano, podemos ler:

“Encontrando-se próximo o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2013, desejo oferecer-vos algumas reflexões sobre uma realidade cada vez mais importante, que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam-se atualmente entre si; concretamente, quero deter-me a considerar o desenvolvimento das redes sociais digitais que estão contribuindo para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham idéias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida, novas relações e formas de comunidade.”

A seguir, o Papa despertou nossa atenção para a seriedade e os cuidados com que devem ser utilizados estes instrumentos. Eles podem se tornar canais de evangelização e mesmo de crescimento humano quando bem trabalhados, com responsabilidade. Em última instância, diz ele, nestas redes a pessoa comunica a si mesma.

E continua. ”O desenvolvimento das redes sociais requer dedicação: as pessoas envolvem-se nelas para construir relações e encontrar amizade, buscar respostas para as suas questões, divertir-se, mas, também para ser estimuladas intelectualmente e partilhar competências e conhecimentos”.

Outro pensamento da mensagem nos leva à busca de entender, o melhor possível, os mecanismos virtuais, para termos uma participação que leve a Mensagem de Jesus aos que são envolvidos ou mesmo dominados por este ambiente digital, sobretudo adolescentes e jovens.  “As redes sociais são o fruto da interação humana, mas, por sua vez, dão formas novas às dinâmicas da comunicação que cria relações; por isso, uma solícita compreensão por este ambiente é o pré-requisito para uma presença significativa dentro dele.”

 Dom José Moreira de Melo é  Bispo de Itapeva  e Referencial da Pastoral da Comunicação – Regional Sul 1 da CNBB

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.