Sub-Regiões

Dom José Carlos Chacorowski escreve aos Jovens da Jornada Mundial da Juventude que estão na Diocese de Caraguatatuba

bispoMeus caríssimos Jovens. Não nos conhecemos pessoalmente ainda, já que o Papa Francisco me nomeou vosso bispo diocesano e ainda não tomei posse do serviço que deverei realizar convosco. Mas se eu e vocês, somos batizados, somos crismados, e amamos a Jesus Cristo e sua Igreja, então temos muita coisa em comum. Sempre amei a Nosso Senhor, sempre me doei pelo bem da Igreja e sei que os jovens, quando tomam consciência de sua missão são capazes de coisas grandiosas e fantásticas.
 
Minha saudação fraterna a todos e a cada um dos jovens da região norte do litoral paulista. Minha saudação e boas vindas aos jovens da América Latina e outros países que estão em Caraguatatuba e região.

O coração do jovem está sempre sedento de verdade, de amizade, de carinho, de amor, de novidades que saciem sua sede de saber. Nosso mundo, nossa cultura aproveita de nossas necessidades e apresenta uma infinidade de possibilidades para saciar nossa sede de felicidade. Mas apenas uma fonte pode realmente nos guardar para a verdadeira felicidade. Essa fonte é Jesus Cristo e sua mensagem de amor. Alegro-me com vocês, queridos jovens, porque sei que vocês foram capazes de ir ao encontro da única fonte capaz de matar nossa sede de bem estar. A Jornada Mundial da Juventude que já está em andamento a mais de um ano em nossa pátria é a oportunidade de ouro para seguirmos Jesus Cristo. Quem participa da Jornada percebe que o amor de Jesus é universal, não tem limites, não tem barreiras, nem físicas nem políticas, nem de raça, cor ou língua.

A Diocese de Caraguatatuba está vivendo esta realidade, quando vocês acolhem os jovens de outros rincões da América Latina e do mundo. Não há dúvida de que vocês não terão nenhuma dificuldade em apresentar as maravilhas de Deus através das serras, rios, praias e cidades do litoral norte do estado de São Paulo. Mas peço a vocês para apresentarem com carinho e cuidado o espírito de Igreja que vos anima. Esta apresentação do Amor de Deus poderá ser sentida através do vosso sorriso acolhedor, das mãos que recebem e acolhem, da disponibilidade em hospedar. Falem do amor que vocês tem e vivem por Jesus, com simplicidade e sem fingimento. Partilhem os sonhos de um novo mundo de fraternidade e paz.

De minha parte procurarei permanecer unido a vocês pela oração, com o desejo de logo poder conhecer a cada um. Ao apelo de Nosso Senhor, “Ide e fazei discípulos entre as nações”, desejo junto com cada um de vocês responder, “Eis-me aqui envia-me”.
Recebam meu abraço fraterno e minha benção.

Dom José Carlos Chacorowski cm
Bispo nomeado de Caraguatatuba

Semana Missionária na Diocese de Caraguatatuba – Desde o sábado a Diocese de Caraguatatuba está recebendo a juventude estrangeira que se prepara para Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, a partir do dia 23.

Quatro paróquias estão acolhendo 400 jovens distribuídos em casas de famílias. Cada paróquia tem a sua programação que inclui atividades recreativas, de turismo, cultural, religiosa e missionária. São jovens franceses, colombianos, espanhóis e argentinos.

Entre os destaques na programação estão a visita ao ao Morro Santo Antonio, na tarde de quarta-feira e visita a instituições sociais de Caraguatatuba, na sexta-feira.  Amanhã um grupo deve visitar o centro histórico de São Sebastião (hoje, estiveram na Ilhabela). Também a visita missionária, de casa em casa, está prevista para um grupo, que será feita no sábado, no bairro do Jardim Jaqueira.

As paróquias que acolhem são Catedral Divino espírito Santo, Santo Antonio e São José,  de Caraguatatuba;  Paróquia N Sra do Amparo de São Sebastião e Paróquia Imaculada Conceição, de Ubatuba.

Na sexta-feira, o bispo nomeado para a Diocese, Dom José Carlos Chacorowisk enviou mensagem aos jovens estrangeiros e diocesanos, por ocasião da Semana Missionária e Jornada Mundial da Juventude (anexo). Dom José Carlos está em Belo Horizonte onde já havia se comprometido antes da nomeação para estar com os jovens Vicentinos. Sua posse está marcada para 17 de agosto, na Catedral Divino Espírito Santo às 10h.
Mais detalhes e informações podem ser obtidas no site da Diocese de Caraguatatuba – www.diocesecaraguatatuba.com.br ou http://www.semanamissionariacaragua.com.br/

Fotos: http://www.flickr.com/photos/dioc_caraguatatuba/

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.