Notícias

Dom José Carlos Chacorowski acompanhará a Cebs do Regional Sul 1 da CNBB

caraguatuba

O Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB tem um novo bispo referencial para a Cebs. Trata-se do Bispo de Caraguatatuba, dom José Carlos Chacorowski .

Dom José Carlos Chacorowski nasceu em 1956 e foi ordenado padre em 02 de julho de 1980. Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Luis da Maranhão no dia 22 de dezembro de 2010. Nomeado bispo da Diocese de Caraguatatuba em 19 de junho de 2013. Seu lema episcopal é “Evangelizar os Pobres”.

O novo bispo pretende cumprir os compromissos deixados pelo seu antecessor dom José Luiz Bertanha. Acompanhe a sua primeira entrevista ao Regional Sul 1, como bispo referencial das Cebs.

Entrevista

Dom José Carlos Chacorowski, como o senhor recebeu o convite para assumir a Cebs no estado de São Paulo?

– Recebi este convite com grande surpresa, mas como sempre devemos estar a serviço da Igreja, vou me informar sobre a caminhada das Cebs e fazer a caminhada junto com a Igreja. Eu sei que a Cebs no Brasil tem uma belíssima história, de depoimentos e de pessoas, sobretudo na Amazônia, onde eu estive e onde a Cebs plantaram a semente da Igreja realmente participativa.

O senhor pretende continuar os compromissos deixados pelo seu antecessor dom José Luiz Bertanha?

– Na medida do possível, sim, porque o que eu penso é dar continuidade o que existe. Não tendo experiência com a Cebs, não seria bom, da minha parte, chegar com coisas novas que não têm base na realidade. Então, sim, claro é preciso dar continuidade ao que está acontecendo.

O senhor se reunirá com a colegiada da Cebs?

– Apenas uma, com a equipe de São José dos Campos, que me convidou. Eles virão aqui na diocese de Caraguatatuba e vamos começar a conhecer o trabalho das Cebs.

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.