A Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB promoveu entre os dias 21 e 24 de agosto, nas dependências da Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, o 16° Seminário com os Bispos Referenciais que compõem esta Comissão. A mesma é presidida por Dom Geovani Pereira de Melo, bispo diocesano de Araguaína (TO) e conta ainda com os bispos referencias para o Laicato, para as Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) e das expressões laicais nascidas dos carismas e das ordens religiosas.

 

 

Além de Dom Geovani, a Comissão Episcopal é formada por Dom Gabriel Marchesi, bispo da diocese de Floresta (PE), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos (RJ) e Dom José Mário Scalon Angonese, bispo de Uruguaiana (RS), que são integrantes desta Comissão.

 

 

 

Dom José Benedito Cardoso, bispo auxiliar de São Paulo e referencial das Ceb’s no Regional Sul 1 participou do Seminário no Distrito Federal. Além dele, também se fizeram presentes: Alex da Souza Rossi, membro da Coordenação das Cebs no Regional e Luiz Henrique Ferfoglia Honório, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Sul 1 da CNBB.

A realização do Seminário faz parte das atividades desenvolvidas pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, que visa reunir uma vez por ano, os bispos referencias vinculados a esta Comissão. Desde a realização do 12° Seminário, a atividade passou a contar também com a representação das lideranças dos cristãos leigos e leigas que estão à frente dessas organizações nos respectivos Regionais.

O 16° Seminário dos Bispos Referenciais voltou a ser realizado de forma presencial, devidos as restrições impostas pela epidemia da Covid-19. As edições de 2020 a 2022 foram realizadas de forma on-line.

A edição de 2023 foi planejada de forma a contemplar a revisão dos trabalhos da Comissão do Laicato no quadriênio 2019 a 2022, como também serviu para a realização de um planejamento das atividades para próximo quadriênio que se inicia esse ano e vai até 2026.