As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da CNBB Regional Sul 1 tem novo bispo referencial, trata-se de dom José Benedito Cardoso . O bispo auxiliar de São Paulo sucederá dom José Carlos Chacorowski, pelos próximos quatro anos.
A escolha de dom José Benedito foi anunciada após a reunião reservada do Conselho Episcopal Regional (Conser) Sul 1 da CNBB, no dia 21 deste mês. O encontro, o último do ano, aconteceu na sede do Regional, em São Paulo.
Como bispo referencial, Dom José Benedito terá a responsabilidade de conduzir a CEBs no Estado de São Paulo que tem como objetivo de ser uma Igreja comprometida com o Projeto do Reino, no seguimento de Jesus Nazaré, alimentadas pela partilha da Palavra de Deus e pela Eucaristia, animadas pela mensagem evangélica do Papa Francisco: “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos e nenhum um povo sem território”.
Será no dia 09 de dezembro, na cúria da Região Lapa o primeiro contato com a equipe que trabalhará junto com ele nos próximos anos.
Breve biografia de Dom José Benedito Cardoso
Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de Setembro de 1961, em Angatuba, Diocese de Itapetininga (SP). Estudou filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba (1981-1982) e teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), em São Paulo (1983-1986). É Bacharel em Direito Civil e Licenciado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico de São Paulo.
Em 23 de novembro de 1986, foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Sorocaba, onde foi pároco em Bom Jesus de Alambari (1987). Com a criação da Diocese de Itapetininga, em 1998, desmembrada de Sorocaba, foi incardinado na nova circunscrição, onde ocupou os cargos de chanceler diocesano (1998-2010) e de reitor do Seminário Diocesano (2004-2006). Durante vários anos, foi Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.
Foi Vigário Geral (desde 2012); Pároco de São Roque, em Itapetininga (desde 1988); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Presidente do Tribunal Diocesano de Itapetininga.
Foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 23 de janeiro de 2019 como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.