Notícias

Dom Angélico comemora 81 anos

dom_angelico_reduzida
Região Episcopal Brasilãndia celebrou aniversário do bispo com missa na Paróquia Santos Apóstolos

Na manhã deste domingo, dia 19 de janeiro, Dom Angélico Sandalo Bernardino comemorou 81 anos de vida. Ele celebrou, junto de tantos admiradores, seu aniversário com missa na Paróquia Santos Apóstolos, também conhecida por igreja de zinco, na Região Brasilândia.

Dom Angélico nasceu em Saltinho (SP), em 19 de janeiro de 1933. Ordenado sacerdote em 12 de julho de 1959, foi diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano em Brodowski,  Assistente Eclesiástico do Movimento Familiar Cristão, das Equipes de Nossa Senhora e dos Cursillos de Cristiandad.

Foi bispo auxiliar de São Paulo quando Dom Paulo Evaristo Arns era arcebispo de São Paulo, tendo atuação marcante em favor da população menos favorecida, e sendo bispo responsável pela Pastoral Operária. Foi Vigário Episcopal das Regiões Episcopais em São Miguel Paulista (antes de se tornar diocese), Belém e Brasilândia.

Foi Presidente do Regional Sul 1 da CNBB (1983 – 1987). Foi também responsável pela Cáritas no regional Sul-1 da CNBB e diretor do Jornal O São Paulo. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II para ser o primeiro bispo de Blumenau, tomando posse em 2000.Por limite de idade renunciou em 2009 e passou a morar na capital paulista onde criou laços de amizade com inúmeras pessoas pelo seu carisma e simplicidade.

Texto do Diácono Francisco Gonçalves e fotos Renata Moraes

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.