Notícias

Diretor nacional do Movimento de Schoenstatt lança livro sobre a arte de ajudar

autor

Um livro para quem lidera equipes ou exerce atividades de guia de outras pessoas

“Este livro é recomendado para gente que acompanha vidas, que é procurada com frequência para dar conselhos e, muitas vezes, não sabe o que fazer ou dizer. Para gente que gosta de ajudar, gente que vive em comunidade, que é educadora, conselheira, ombro amigo, confidente, agente de pastoral ou, até mesmo, um pouco de tudo isso junto”. Com essa breve apresentação, a editora Loyola revela a importância do novo livro do Pe. Alexandre Awi Mello.

“A Arte de Ajudar – Atitudes fundamentais no aconselhamento pastoral”, de autoria do Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. Alexandre Awi Mello, traz um precioso conteúdo para todos que são e desejam ser educadores e inspirar vidas. Segundo o autor, “o livro recolhe a sabedoria de um grande mestre do acompanhamento espiritual, o Pe. José Kentenich, e a confirma sob a luz da provada experiência de um dos mais conhecidos psicólogos americanos do século XX, Carl Rogers”.

O trabalho, originalmente em alemão, é o resultado de uma profunda pesquisa, apresentada como dissertação de mestrado, na Faculdade de Filosofia e Teologia de Vallendar, Alemanha. Nesta publicação, para o conteúdo ser mais bem aproveitado e entendido por todas as pessoas, a linguagem acadêmica foi adaptada para um tom coloquial, tornando-se muito acessível para todos os leitores.

Na apresentação, Pe. Alexandre explica que “em muitos lugares percebe-se a urgência de que leigos, religiosos e sacerdotes estejam efetivamente capacitados a prestar um melhor serviço de acolhida nas comunidades, colocando-se à disposição para oferecer um valioso e insubstituível ‘serviço de escuta’ ou de acompanhamento, como de fato tem acontecido em muitas paróquias, pastorais e movimentos eclesiais”. Assim, “busca-se de fato iniciar uma discussão metodológica sobre o aconselhamento espiritual no Brasil, ainda carente de estudos e de literatura mais especializada”.

Pe. Alexandre é, há vários anos, assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt e tem experiência no acompanhamento de pessoas. Ele escreve: “Espero que esse livro possa ser um grão de areia na construção dessa tão esperada e necessária arte do acompanhamento espiritual no Brasil”. Todas as pessoas, em especial os formadores e líderes de equipes ou dirigentes de grupos, encontram um grande apoio neste material.
Para adquirir

O livro está disponível para venda online pela editora Loyola.
Clique aqui para folhear a obra.

pequeno

Colaboração: Karen Bueno e irmã M. Nilza P. da Silva

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.