Sub-Regiões

Dioceses da sub-região Ribeirão Preto I recebem Imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida

bisposrp
Os bispos receberam a Imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que percorrerá as dioceses paulistas

Em celebração Eucarística, celebrada na manhã deste sábado (25), no Santuário Nacional de Aparecida (SP) a Imagem peregrina do jubileu dos 300 anos foi enviada, simultaneamente, para as Dioceses paulistas de Jaboticabal, Franca, São João da Boa Vista e Ribeirão Preto. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Ribeirão Preto dom Moacir Silva e concelebrada por dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, dom Diógenes Silva Mathes, bispo emérito de Franca, dom David Dias Pimentel, bispo diocesano de São João da Boa Vista, padre Antonio Carlos Molena, administrador diocesano de Jaboticabal, juntamente com todo o Clero Diocesano e acompanhada pela grande presença de romeiros no Santuário.

Na liturgia do sábado da Terceira Semana da Páscoa e festa de são Marcos Evangelista, na homilia, o arcebispo dom Moacir, depois da saudação aos concelebrantes e romeiros, sublinhou a atitude de fé e o testemunho de são Marcos no seguimento de Jesus Cristo. “Queridos e irmãos e irmãs presentes aqui no Santuário, com a Igreja celebramos são Marcos Evangelista. São Marcos teve a preocupação de mostrar que Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus. Ao longo do seu Evangelho ele conserva o chamado segredo messiânico até o momento da cruz. Tal segredo é revelado pelo centurião romano que ao ver Jesus morrer faz a profissão de fé: ‘Na verdade este homem era Filho de Deus’”, disse o arcebispo.

Ao meditar sobre a Palavra de Deus proclamada no Evangelho (Mc 16,15-20), o arcebispo recordou a natureza e essência missionária da Igreja no anúncio de Cristo. “Hoje no Evangelho são Marcos nos apresenta o Filho de Deus ressuscitado que tendo cumprido a sua missão volta para o Pai, voltando para o Pai deixa-nos a missão: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!’ Hoje precisamos escutar esta palavra de Jesus dita a cada um de nós. Jesus Cristo missionário do Pai envia pela força do Espírito seus discípulos em constante atitude de missão por meio do testemunho e do anúncio explícito de sua pessoa e sua mensagem. A Igreja é missionária por natureza, existe para anunciar por gestos e palavras a pessoa e a mensagem de Jesus. Fechar-se a dimensão missionária implica fechar-se ao Espírito Santo sempre presente, atuante, impulsionador e defensor. Em toda a sua história a Igreja nunca deixou de ser missionária. Se hoje partilhamos a experiência cristã é porque alguém nos transmitiu a beleza da fé”, destacou dom Moacir.

E, acrescentou o arcebispo: “‘Quem crer e for batizado será salvo’, escutamos no Evangelho. A festa de são Marcos nos ajuda a tomar consciência da necessidade de suscitar em cada batizado uma forte consciência missionária que interpele o discípulo missionário a tomar a iniciativa de sair e ir ao encontro da pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo”, salientou dom Moacir.

E, ao concluir a homilia, dom Moacir recomendou a persistência no testemunho missionário e anunciemos sem medo a Palavra de Jesus Cristo. “Queridos irmãos e irmãs, somos enviados por Jesus Cristo na força do Espírito como seus discípulos em constante atitude de missão por meio do testemunho cristão. Que são Marcos evangelista nos ajude com sua intercessão neste nosso testemunho diário. Que a Mãe Aparecida nos acompanhe com sua materna proteção nossa missão de anunciar o seu Filho Jesus, sua pessoa, sua mensagem e seu reino, hoje e sempre, amém!”

Nos ritos finais, após bênção, houve a entronização da imagem jubilar peregrina trazida em procissão por romeiros e entregues aos padres das dioceses da sub-região RP-1.

Programação da Peregrinação nas dioceses da sub-região RP-1

Arquidiocese de Ribeirão Preto – a peregrinação ocorrerá de 26 de abril até 31 de maio de 2015.

Diocese São João da Boa Vista – a peregrinação ocorre até 28 de agosto de 2015.

Diocese de Jaboticabal – a Imagem percorrerá 48 paróquias até o dia 3 de abril de 2016.

Diocese de Franca – a Imagem permanecerá até 18 de junho de 2016.

Fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto e Portal A12 – www.a12.com. Fotos:Thiago Leon

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.