Sub-Regiões

Dioceses da Sub-Região Aparecida estudam Acordo Brasil-Santa Sé

IMG_0056_site
Encontro difundiu a existência do Acordo e promoveu sua aplicação

O Acordo Brasil-Santa Sé foi o tema de um Encontro Formativo realizado no dia 14 de março, na Faculdade Católica de São José dos Campos. Ministrado pelo assessor jurídico da CNBB, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, o evento foi promovido pelas dioceses da Sub-Região Aparecida, que compreende as Dioceses de Caraguatatuba, Lorena, São José dos Campos, Taubaté, além da Arquidiocese Aparecida, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento teve a participação de seus cinco bispos, o cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom Cesar Teixeira, Dom José Carlos Chacorowski, Dom João Inácio Müller e Dom Wilson Angotti Filho. Participaram também funcionários e colaboradores dos departamentos jurídico, contabilidade, recursos humanos e patrimônio das Dioceses presentes. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, no Auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos.

“Esses encontros são importantes para difundir a existência do Acordo e promover sua aplicação”, explicou Dr. Hugo. Formalizado em 2010, o Acordo é fruto de um longo trabalho que vinha sendo feito ao longo de anos, visando chegar a um consenso mínimo, que definisse em primeiro lugar o estatuto jurídico da Igreja Católica, reconhecendo sua personalidade jurídica de modo a ter sua situação formalmente regularizada, e contendo alguns pontos específicos de interesse mútuo entre ambas as partes.

Durante o encontro, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros explicou os diversos artigos do Acordo, citou exemplos e tirou dúvidas dos participantes. “Foi muito esclarecedor e recebemos muitas novas questões que vai auxiliar muito em nossa atuação”, afirmou Laura Maria Valeriano, do departamento de Patrimônio da Diocese de São José dos Campos.

O bispo de Lorena e presidente da sub-região, dom João Inácio Müller agradeceu aos presentes e ao Dr. Hugo e afirmou “Nós nos damos um grande presente, esse dia nos trouxe muita elucidação, muita firmeza e consistência para o nosso agir. Também levantou muitas novas questões e nos deu disposição para continuarmos a buscar conhecimento e esclarecimentos”.

De São José dos Campos, Ana Lúcia Zombardi

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.