Notícias

Diocese sediou reunião da Equipe de Coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora

GE DIGITAL CAMERA

GE DIGITAL CAMERA

A Diocese de Lorena, (SP) sediou a reunião ordinária da Equipe de Coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Sul 1 da CNBB (Comissão 8)   Ela foi realizada no dia 6 de dezembro e na chegada a Lorena a Equipe foi recebida/acolhida pelo bispo diocesano Dom João Inacio Muller – presidente da Comissão 8 do Regional Sul 1.

Após a acolhida teve inicio a reunião. O coordenador da Equipe – padre Walter Merlugo Junior iniciou a pauta solicitando uma avaliação do Fórum promovido pela Comissão e realizado no dia 11 de novembro em Campinas. Avaliação foi considerada positiva,  mas com ressalvas para melhorias.

A seguir feita avaliação dos trabalhos realizados no ano de 2017 com a realização do Fórum em Santos, do Seminário em Limeira, do Fórum em Campinas. Importante ressaltar que devido a conjuntura social e política, os temas dos Fóruns e Seminário foram sobre as reformas nas Leis trabalhistas e da Previdência Social, sempre com os valores da Doutrina Social da Igreja. Também avaliada a participação em eventos da CNBB como a Assembleia das Igrejas Particulares e Campanha da Fraternidade para 2018. Também avaliados os contatos e articulações para o envolvimento das dioceses do Regional Sul 1.

Num segundo momento a Equipe passou a trabalhar no planejamento para 2018, ano em que ainda devido a conjuntura social e política, haver a necessidade da continuidade dos eventos itinerantes: Um Fórum no mês de maio em Lorena, um Seminário no mês de julho em Limeira e outro Fórum no mês de setembro em Franca, por sugestão da Equipe com temas sobre a política. Bem como as participações nos eventos da CNBB.

Em momento de fala do bispo Dom João, ele agradeceu o trabalho e colaboração da Equipe, fez observações quanto ao realizado em 2017, e falando dos trabalhos para 2018, por ser um ano de eleições e diante da continuidade da conjuntura atual, falou aos agentes da Equipe, quanto a atenção sobre investidas da classe política na instrumentalização de setores da Igreja, de modo particular das Pastorais Sociais.

Também o coordenador da Equipe – padre Walter agradeceu o trabalho da Equipe, solicitou a colaboração para os trabalhos de 2018, abriu a palavra para a consideração de todos/as, que se colocaram a serviço renovando as esperanças para o próximo ano.

A reunião foi encerada com também agradecimentos a acolhida feita pela Diocese de Lorena, seguida de confraternização onde toda a Equipe recebeu uma lembrança do presidente e coordenador da Equipe e os desejos sinceros de um Feliz Natal e próspero Ano Novo.

Colaboração  Reinaldo Oliveira

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.