Notícias

Diocese de Caraguatatuba realiza primeiro censo sócio-religioso

11028461_872142286181122_271192149_oPara comemorar os 20 anos de existência, em 2019, a Diocese de Caraguatatuba lançou um projeto pastoral que acontece ao longo dos próximos 5 anos. O projeto denominado “Construindo Comunhão” foi concluído com a assessoria do padre Adalberto Vanzella, assessor da CNBB para a Campanha da Fraternidade por muitos anos e que agora está na Diocese de Taubaté.

Serão 5 anos de ações, uma a cada ano, envolvendo os fiéis e desdobrando lideranças, para as dimensões da Palavra, Liturgia, Missão e Caridade, além de reorganizar e reestruturar Conselhos pastorais.

Neste ano de 2015, o chamado ANO 1, o destaque está na execução da “pré-Missão” com a realização do primeiro Censo Sócio-religioso realizado pela Diocese. O Censo que será realizado entre os meses de abril e julho será fundamental para o desdobramento do Projeto Construindo Comunhão no âmbito da Missão.

Conhecer a realidade e as particularidades de cada espaço territorial (paróquia) deve levar a Diocese a melhor elaborar os passos a serem dados ao longo do quinquênio no que se refere a evangelização, missão primeira da Igreja.

Sob a Assessoria da Equipe de Reflexão do Projeto Construindo Comunhão e da Comissão para a Missão que tem à frente o padre Antonio Maria, pároco da matriz São José, na cidade de São Sebastião, foram realizados encontros de capacitação de agentes para este trabalho que será de “porta em porta”. Aos poucos os agentes missionários vão entendendo o processo e se organizando para sua realização.

É importante observar que este trabalho é mais que apenas uma simples visita de censo. Muitos dos dados em questão até mesmo poderiam ser levantados com o apoio de outros organismos, mas a ação pastoral e evangelizadora, da visita e do contato com as pessoas e as informações ligadas à religiosidade são os principais objetivos.

Objetivo da ação no âmbito de atuação da Missão: A atividade missionária é fundamental dentro do projeto, principalmente porque é preciso atingir os batizados que estão afastados da vida da Igreja e as pessoas que ainda não conhecem Jesus ou não deram sua adesão ao projeto do Reino.

Organização:
As paróquias – 17 em toda a diocese, tem reunido os agentes para preparar os kits para as visitas. O material foi produzido exclusivamente para este trabalho de campo. As perguntas a serem feitas são simples, mas devem oferecer ao final, um perfil de cada paróquia com resultados como número de católicos e outras religiões, número de igrejas, de pessoas batizadas, casadas ou vivendo em situações fora do sacramento, número de pessoas enfermas, idosos, entre outros dados.

Sugestão de Contato de coordenadores do censo em algumas paróquias: Paróquia Santo Antonio (Caraguatatuba)- Marcelo e Adriana  – 12- 98225-6767 Paróquia NSra  Fátima (Ubatuba)– Paulo Cesar 99166.4361 Paróquia Sagrado Coração (São Sebastião) – Mateus – 12 99613.1383 Paróquia N Sra da Ajuda (Ilhabela) – Sueli – 982032386

Padre coordenador do projeto – Mauro José Ramos – 3887.4084 Padre coordenador da Missão – Antonio Maria – 3892.2230

De Caraguatatuba, Assessoria de Comunicação, Denise Peixoto – (12) 3883.6668 – 9818

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.