Notícias

Diocese de Taubaté (SP) tem novo Bispo

dom_wilsonO papa Francisco acolheu neste dia 15 de abril o pedido de renúncia do bispo de Taubaté (SP), dom Carmo João Rhoden (foto), e nomeou para o cargo dom Wilson Luis Angotti Filho, transferindo-o da sede titular de Tabe e da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), onde atua como bispo auxiliar.

Dom Wilson nasceu em Taquaritinga, 5 de abril de 1958, filho de Iracy Fernandes Angotti  e Wilson Luis Angotti. Primeiro filho do casal, tem ainda mais cinco irmãos.Foi batizado e na Matriz de São Sebastião e nesta mesma igreja foi ordenado sacerdote aos 19 de dezembro de 1982 pela imposição das mãos do Revmo. Dom Luiz Eugênio Peres. Dom Wilson estudou filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e teologia no seminário de Ribeirão Preto. Estudou ainda na Faculdade Pontifícia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo e foi concluir mestrado em Teologia Dogmática na Pontificia Universidade Gregoriana em Roma, permanecendo lá pouco mais de 2 anos.

Foi vigário paroquial nas Paróquias de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, de Bebedouro (SP), coordenador diocesano da Pastoral Vocacional. Dom Wilson integrou as Equipes de Formação do Seminário, do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Foi professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, no Instituto de Teologia Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal, e no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília. Também foi assessor diocesano da Catequese, coordenador diocesano de Pastoral e pároco da Paróquia São Judas Tadeu, na cidade de Jaboticabal (SP).

Entre 2007 e início de 2011, dom Wilson foi assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de integrar o Instituto Nacional de Pastoral (INP) e o Conselho Editorial das Edições CNBB. Atualmente é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB.

Dom Wilson foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XVI no dia 4 de maio de 2011. Recebeu a ordenação episcopal no dia 1º de julho do mesmo ano.

Nomeado bispo diocesano de Taubaté (SP), pelo Papa Francisco, em 15 de abril de 2015.

Com informações site da CNBB.

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.