Notícias

Diocese de São José dos Campos promove lançamento do Texto Base da CF

IMG_0046 (2)
Toninho Evangelista apresentou o texto base
da Campanha da Fraternidade 2015

A Diocese de São José dos Campos promoveu o lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2015, na noite de segunda-feira, 23 de fevereiro. O Bispo Diocesano, dom José Valmor Cesar Teixeira e a coordenação diocesana da CF, representada pelo diácono Vanderci José Sales e por Luigi Bertoncini, receberam os sacerdotes, diáconos, seminaristas, autoridades políticas, estudantes e lideranças leigas no auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos. Mais de 300 pessoas acompanharam a palestra de Toninho Evangelista, coordenador estadual da CF e membro da equipe nacional que prepara a Campanha.

Igreja Solidária – Neste ano, em que a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu vim para servir”, o assessor da CF, Toninho Evangelista, questionou: “Aonde eu vivo o Evangelho?” e emendou a resposta: “Devemos viver o Evangelho na sociedade.” para explicar que todo cristão, além de buscar o reforço na Eucaristia, deve sair do espaço celebrativo e colocar-se a serviço fora da Igreja, “pois é lá que encontramos as possibilidades de aproximar-se do Reino, de encontrar-se com o outro à Imagem do Deus vivo.” E enfatizou que “esta campanha vai exigir que saíamos de nossos espaços.”

Tendo como referência os objetivos específicos apontados no Texto Base, que são fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade e identificar e compreender os principais desafios da situação atual, Toninho alertou para que tenhamos um olhar atento sobre a sociedade. Em uma sociedade em que as pessoas “olham e não enxergam, escutam e não ouvem”, é importante colocar-se a serviço com um olhar verdadeiramente cristão. “Quando me coloco a serviço com coragem, e a partir desse serviço faço a leitura dos sinais dos tempos estamos no caminho certo”, como o texto base chama a atenção. “Nós precisamos fazer essa leitura da realidade. E se perguntar: como eu faço uma visita a um idoso ou a um enfermo. Só vou lá rezar?”, exemplificou ele. “O nosso jeito de fazer é diferente, o nosso jeito de olhar é diferente. É isso o que Deus pede de nós. O nosso fazer deve ser com alegria. Com alegria de que o outro está bem. Os pequenos gestos, as pequenas iniciativas podem ter respostas grandiosas,” afirmou Toninho Evangelista.  Após a palestra, Dom Cesar convidou os presentes para uma breve reflexão em grupos. O encontro foi finalizado com as perguntas da plateia ao convidado e para o bispo diocesano.

Gesto concreto – Diante dos desafios que a sociedade brasileira está enfrentando com a crise hídrica, especialmente no estado de São Paulo, a coordenação diocesana da CF escolheu tratar desta questão. Para isso, irá fazer memória da Campanha da Fraternidade de 2004, que tratou desse assunto com o Tema: Fraternidade e água e o Lema: Água, fonte de vida. No dia mundial da água, dia 22 de março, será feita a “Caminhada pela Água”. O evento visa alertar para o compromisso com o meio ambiente e suscitar iniciativas em defesa de água com qualidade para todos. A concentração será no dia 22 de março, domingo, às 10h30, na Av. Olivo Gomes, em Santana. A passeata vai percorrer as ruas da zona norte de São José terminando no Centro Comunitário do Alto da Ponte, próximo às margens do Rio Paraíba, onde serão plantadas mudas de árvores nativas.

“O estado de São Paulo está passando pela pior seca dos últimos 84 anos. O que temos feito para enfrentar essa crise? Atitudes conscientes também nos colocam a serviço do nosso próximo. Somos comunidade de irmãos, somos igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. E assim, com nosso testemunho e ações concretas, evangelizamos as pessoas e a sociedade”, afirmou Luigi Bertocini, coordenador diocesano da CF.

Texto e foto de Ana Lúcia Zombardi, assessora de Imprensa da Diocese de SJCampos.

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.