Notícias

Diocese de São José dos Campos promove Fórum das Pastorais Sociais

IMG_0429
Dom Cesar Teixeira, expôs sobre a Doutrina
Social da Igreja

Promovido pela Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, o II Fórum das Pastorais Sociais aconteceu na tarde do dia 15 de agosto, no auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos e abordou temas relacionados à sustentabilidade – captação de recursos e o voluntariado. Estiveram presentes agentes das pastorais sociais e representantes das obras sociais mantidas pelas paróquias e congregações na Diocese de São José dos Campos.

A palestra inicial foi conduzida pela presidente do GACC (Grupo de Assistência a Criança com Câncer) de São José dos Campos, Rosemary Sanz, que abordou como tema principal a sustentabilidade e o trabalho voluntário. “Discutir o voluntariado é sempre um desafio. Precisamos criar a consciência nas pessoas que ser um voluntário é ser uma agente de transformação social e isso só se dará com o comprometimento e engajamento permanente”, afirmou Sanz.

No segundo tempo, foram apresentadas ideias e iniciativas de trabalhos sociais e captação de recursos, citando como exemplo a Cáritas Diocesana e a Associação Nossa Casa de Acolhida, ONG de atendimento aos portadores do vírus HIV e seus familiares.

O bispo diocesano de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira, expôs sobre a Doutrina Social da Igreja e contextualizou o trabalho do envolvimento, preocupação e documentos sobre as questões sociais. “O agente das pastorais sociais e obras sociais deve trabalhar à luz deste documento da Igreja, sendo orientado por Nosso Senhor Jesus Cristo, e assim será um missionário em suas ações pastorais, profissionais e voluntárias”, disse Dom Cesar.

Foto e texto são de Pedro Luvizotto

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.