Notícias

Diocese de São José dos Campos a caminho dos 35 anos

7A Diocese de São José dos Campos se prepara para a grande festa dos seus 35 anos de existência. Criada por São João Paulo II em 1981, a diocese vai viver uma série de marcos para a ocasião. Na última reunião geral do clero, realizada em 21 de julho, o bispo diocesano, Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, (foto) anunciou a aprovação de criação de mais uma paróquia. A comunidade, desmembrada da Paróquia São Vicente de Paulo, em São José dos Campos, se chamará Paróquia São José, esposo de Maria. A data de instalação será marcada dentro dos festejos de aniversário da diocese. Assim, a diocese passará a contar com 45 paróquias distribuídas em seis municípios do Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo.

Em caráter celebrativo, Dom Cesar convocou também a 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral, a realizar-se num clima de participação e alegria, nos dias 12 e 13 de setembro de 2015, no auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos. Esse importante acontecimento diocesano retomará as Conclusões do Sínodo Diocesano, que aconteceu entre 2008 e 2010, para estabelecer as linhas comuns de ação que todas as Paróquias, Pastorais, Movimentos e Organismos desta Igreja particular deverão levar em conta em sua prática evangelizadora. Dessas linhas de ação resultará o Projeto Diocesano de Pastoral a ser elaborado após a realização da Assembleia.

Grande momento dentro dos 35 anos da Diocese será o Ano da Misericórdia, o Ano Santo Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco. Dom José Valmor Cesar Teixeira marcou a Solene Abertura da Porta Santa na Catedral de São Dimas, para o dia 17 de dezembro de 2015, às 19h. O anúncio também foi feito na reunião geral do clero, que aconteceu no Seminário Diocesano Santa Teresinha.

Outro grande presente para a Igreja Particular de São José dos Campos será a visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Esta visita se dará pelas comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul, a ser completado em outubro de 2017. O Rio Paraíba também passa por cidades da diocese de São José dos Campos. Pe. Edinei Evaldo Batista, Coordenador Diocesano de Pastoral, informou que a recepção da Imagem será no Santuário Nacional e a acolhida na diocese em uma grande celebração na data exata de sua instalação.

“A recepção da imagem está prevista para o dia 30 de abril de 2016, na missa das 9h, no Santuário Nacional, em Aparecida. Tal recepção será feita por uma comissão representante da Diocese, encabeçada por Dom Cesar. No dia 1º de maio de 2016, aniversário da Diocese, a imagem será acolhida na grande celebração e depois disso a imagem passará por todas as paróquias e comunidades, visitando escolas, hospitais, asilos e outros ambientes comunitários, como expressão da solicitude da Mãe de Deus por todos os seus filhos”, explicou Pe. Edinei.

Texto e fotos cedidos pela Assessoria Diocesana de Comunicação

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.