Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No último sábado de janeiro, dia 27, no auditório do Edifício Sede Santo André Apóstolo, mais de 120 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santo André, se reuniram para uma manhã formativa. O encontro, com a participação do Pe. Tiago Barbosa, assessor da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1, e de Edite Neves, coordenadora do Regional, focou na relevância do recém-atualizado Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Pe. Tiago ressaltou a importância da presença da Igreja no mundo da comunicação, ecoando as palavras do Papa Francisco sobre a necessidade de diálogo com o homem contemporâneo para conduzi-lo ao encontro com Cristo. Edite, por sua vez, discorreu sobre a missão da Pascom, enfatizando a comunicação como um elemento de partilha, relação e transcendência.

Os palestrantes destacaram a visão pastoral da comunicação, que vai além do uso dos meios de comunicação, abrangendo a interação e a comunhão dentro da comunidade eclesial. A formação abordou ainda os fundamentos teológicos da comunicação na Igreja, a vivência da fé na era digital, a ética comunicativa e o protagonismo dos leigos na evangelização.

Um dos pontos altos da formação foi a discussão sobre os desafios e possibilidades trazidos pela cultura digital, com ênfase na necessidade de uma presença cristã autêntica e evangelizadora nas redes sociais e demais plataformas digitais.

 

A formação culminou na apresentação do Diretório atualizado, que contempla as mudanças sinodais desde 2021, enfatizando o magistério comunicacional do Papa Francisco, as novas dinâmicas da comunicação, e a necessidade de harmonizar a linguagem inclusiva e conciliar.

A formação foi uma oportunidade ímpar para os agentes da Pascom refletirem sobre sua atuação e se atualizarem frente aos desafios contemporâneos da comunicação, reforçando o compromisso da Igreja em promover uma comunicação que gera transformação, incidência social e fomenta uma cultura de paz.

 

 

Fotos: Pascom Diocese de Santo André