Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Conheça um breve histórico da atuação da Igreja Católica no Grande ABC nas últimas décadas.
A Diocese de Santo André celebra 65 anos de sua fundação em julho.  Desmembrada da Arquidiocese de São Paulo, a Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 22 de julho de 1954, e é integrada pelos sete municípios do Grande ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
A missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini será celebrada no dia 22 de julho, às 20h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo. O tríduo diocesano acontecerá entre os dias 19 e 21 de julho, em breve teremos maiores informações.
Nomeada em dezembro do ano passado e acompanhada por Dom Pedro, a Comissão Pró-Memória Histórica Diocesana realiza um trabalho de resgate da história até os tempos atuais da Igreja Católica no Grande ABC nestas últimas seis décadas e meia. O grupo conta com padres, religiosos e leigos que, de alguma forma tem forte ligação diocesana, vivenciaram a história desde o início.
Atualmente, temos no grande ABC 105 Paróquias, 262 Capelas, num território de 828 Km², as sete cidades estão distribuídas em 10 regiões pastorais. Em 2018 foram celebrados 13.390 batizados e 4.986 crismas.
Fonte: Com informações da Diocese de Santo André