Notícias

Diocese de Santo André: 60 anos evangelizando o Grande ABC

DSA_60Anos_Cartaz

Para o Ano Jubilar de Diamante, que leva como lema “60 anos de acolhida e evangelização”, estão previstas diversas atividades pastorais e eventos religiosos.

No próximo dia 18 de julho a Diocese de Santo André celebrará o Ano Jubilar por ocasião de seu 60º aniversário de fundação.  Já são 60 anos evangelizando com ardor missionário e acolhendo toda a população do grande ABC.

Como parte das comemorações do Jubileu de Diamante, a Diocese fez sua Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia 21 de junho, que demonstrou a devoção mariana, gratidão filial à Virgem Santíssima, venerada como Padroeira em 35 Paróquias e 91 Capelas da Diocese.

Além disso, será realizada nas comunidades de Santo André um Tríduo Jubilar, entre os dias 06 a 08 de julho, que culminará no dia 9 com uma Solene Celebração de ação de Graças, às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo.

As comemorações do Ano Jubilar estão sendo motivadas pela comissão organizadora do Ano Jubilar, convocado pelo Bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp.

Em artigo especial, dom Nelson Westrupp revelou que as bodas de diamantes é uma ocasião especial que Deus nos oferece para rendermos graças pelas maravilhas que operou em nossa Igreja particular. É igualmente oportunidade ímpar para tomarmos consciência de nossa caminhada pastoral e missionária, prontos e solícitos a tornar nossa Diocese uma Igreja com as portas sempre abertas (cf. EG, 46).

“É fundamental para a nossa Diocese Jubilar crescer e amadurecer no estilo de ser Igreja proposto pelo Concílio Vaticano II e pelo Papa Francisco, sobretudo, no que se refere às exigências atuais da ação evangelizadora”, manifestou o prelado.

Breve histórico
A Diocese de Santo André nasceu em 18 de julho de 1954, quando o Papa Pio XII desmembrou seu território da Arquidiocese de São Paulo.

A Diocese de Santo André está situada na Região Metropolitana de São Paulo chamada Grande ABC, num território de 878 Km2 e é composta por sete municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Bispos que fizeram história na Diocese de Santo André: Dom Jorge Marcos de Oliveira – 1º Bispo – in memoriam; D. Claudio cardeal Hummes, OFM; D. Décio Pereira – 3º Bispo – in memoriam; Dom Airton José dos Santos – Bispo auxiliar – Atual Arcebispo de Campinas. Atualmente a frente da diocese, Dom Nelson Westrupp, scj – Atual Bispo da Diocese de Santo André.

Importância da Diocese no contexto do Regional
Quanto à condição da Diocese no contexto do Regional Sul 1 da CNBB, pode-se falar de três níveis.

Um primeiro, diz respeito a sua história, como berço do sindicalismo, de partidos políticos e movimentos sociais diversos. Devido a isso, sua existência destaca-se em âmbito nacional e até mesmo internacional. Permanecem presentes, portanto, grandes desafios sócio-culturais, levando-se em conta as profundas transformações políticas e econômicas ocorridas nas duas últimas décadas.

Um segundo nível, diz respeito à própria presença e ação eclesial, nestes quase cinqüenta anos de sua criação, pois a Diocese, na história da Região do Grande ABC, aconteceu como marco no inicio de sua industrialização e conseqüente urbanização. Sua ação evangelizadora estabeleceu pontos de referência fundamentais para o futuro desta parcela do povo de Deus.

O terceiro nível e, talvez o mais importante, diz respeito ao que está por vir. O futuro para a Diocese de Santo André é desafiador, pois neste novo contexto, exige-se uma identidade mais transparente quanto a sua missão e sua presença na sociedade.

Considerando estes três níveis, pode-se dizer que a condição da Diocese no contexto do Regional Sul I é de grande importância, pois, ela vislumbra um crescente progresso na ação pastoral e nas respostas aos desafios desta mesma pastoral.

Do Regional, com informações do site diocesano de Santo André.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.