Dioceses Últimas

Diocese de Presidente Prudente celebra 60 anos de instalação no Oeste Paulista

Primeira capela de Presidente Prudente foi construída em 1918, a pedido de Dona Izabel (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

Nessa quinta-feira, 2 de julho de 2020, a Diocese de Presidente Prudente celebra o Jubileu de Diamante. A data marca os 60 anos de instalação da diocese no Oeste Paulista e a posse do primeiro bispo. Na ocasião, haverá uma Missa Solene na Catedral São Sebastião.

História

A História da Diocese de Presidente Prudente se inicia por volta de 1918, quando foi construída a primeira capelinha de madeira, na Vila Goulart, fundada pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. A capela foi resultado do pedido feito ao Coronel por sua esposa Dona Izabel, devota de São Sebastião, a quem foi dedicada a capela. Como prova de sua devoção ao Santo Mártir, Dona Izabel deu a um de seus filhos o nome de Sebastião, nascido em 19 de janeiro do ano de 1918.

A comunidade local dedicou o novo povoado aos cuidados de São Sebastião, na crença de que ele certamente protegeria o lugar contra as doenças comuns da época, defenderia a população contra os animais selvagens, contra a violência dos invasores e das queimadas.

Fruto do esforço pessoal de Dona Izabel, padres vieram dar assistência à Vila, entre eles, o primeiro sacerdote chamado José Farias. Logo após veio o padre Giovanni, que permaneceu na Vila Goulart até 1923. O ano de 1925 marca a vinda e a presença efetiva do espanhol padre José Maria Martinez Sarrion, o idealizador e construtor da Igreja Matriz, hoje, Catedral São Sebastião de Presidente Prudente.

Criação e Instalação da Diocese

Com o trabalho da “Comissão Pró-bispado”, dos esforços e fé da comunidade católica da região de Presidente Prudente e com o apoio decisivo do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi, no dia 16 de janeiro de 1960, o Papa João XXIII decreta a criação da Diocese de Presidente Prudente (SP) pela

Bula “Cum venerabilis”. Assim, a Diocese de Presidente Prudente foi totalmente desmembrada da Diocese de Assis.

Foi decretada a retirada dos seguintes territórios da Diocese de Assis passando a pertencer a Presidente Prudente: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá Indiana, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Taboraí (Tarabai).

Assim, no dia 2 de julho de 1960, foi realizada a solenidade que marca a instalação da Diocese de Presidente Prudente e a posse do primeiro bispo, Dom José de Aquino Pereira, que permaneceu até 1968. Dom José Gonçalves da Costa, segundo bispo, tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1970. Já em 2 de abril de 1976, Dom Antonio Agostinho Marochi tomou posse como terceiro bispo. Dom José Maria Libório Camino Saracho foi o quarto bispo diocesano e teve sua posse no dia 7 de abril de 2002. O último e atual bispo a assumir foi Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Atualmente

A Diocese está situada no Oeste do Estado de São Paulo, limitando-se com a Diocese de Marília e a Diocese de Assis. O território pertence a Província Eclesiástica de Botucatu, dentro do Regional Sul 1.

É composta por 55 paróquias presentes em 26 municípios no interior do estado: Álvares Machado, Presidente Prudente, Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Indiana, Martinópolis, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Regente Feijó, Sandovalina, Santo Expedito, Taciba, Tarabai, Caiuá, Piquerobi, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Santo Anastácio, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio e Rosana.

Além disso, conta com o Setor Pastoral São Sebastião em Estrela do Norte (SP), a Quase Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Teodoro Sampaio

e o Seminário Menor Nossa Senhora Mãe da Igreja em Presidente Prudente.

Possui um clero formado por mais de 75 padres diocesanos e das congregações dos palotinos, vicentinos e somascos. Conta ainda com três Santuários Diocesanos, sendo eles: Santuário de Santo Expedido (Santo Expedito); Santuário Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente); e Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Presidente Prudente).

Serviço

A Missa Solene em ação de graças aos 60 anos da Diocese de Presidente Prudente será realizada nessa quinta-feira (02/07), na Catedral São Sebastião, Centro de Presidente Prudente (SP). A celebração será presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, atual bispo diocesano.

Os fiéis poderão assistir por meio da transmissão ao vivo no Facebook da diocese (Facebook.com/DiocesePrudente/). A celebração também poderá ser acompanhada de maneira presencial, respeitando o Decreto Diocesano e as medidas de combate ao novo coronavírus.

A lotação máxima da igreja é de 20% e o uso de máscara é obrigatório. Os acentos estão devidamente demarcados, respeitando o distanciamento social. A recomendação é que pessoas do grupo de risco ou com sintomas do vírus, acompanhem a celebração de casa.

Com informações da Pascom Diocesana

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.