Notícias

Diocese de Piracicaba manifesta pesar pela morte de Dom Moacyr José Vitti

jose_vittiFalece Dom Moacyr José Vitti quarto bispo da Diocese de Piracicaba.

A Arquidiocese de Curitiba, com imenso pesar, comunica o falecimento de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Moacyr José Vitti, CSS.  Ele morreu hoje, 26, vítima de um infarto, por volta das 13h40, na Casa Episcopal. Dom Moacyr, que pertencia à Congregação dos Sagrados Estigmas, era arcebispo de Curitiba desde 2004.

A Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Curitiba comunicará sobre o velório e o sepultamento, bem como os ofícios religiosos, assim que sejam definidos. Mais informações: (41) 2105-6300.

A Diocese de Piracicaba surpreendida pelo acontecimento manifesta seu pesar e sua solidariedade à Arquidiocese de Curitiba e recorda grata a passagem de bem de Dom Moacyr como nosso quarto bispo Diocesano.

Dom Moacyr José Vitti foi o quarto bispo da nossa diocese. Era bispo-auxiliar de Curitiba, quando o Papa João Paulo II nomeou-o quarto bispo diocesano de Piracicaba no dia 15 de maio de 2002. Sua posse canônica ocorreu no dia 5 de julho, em solene celebração na Igreja Matriz São Judas Tadeu, em Piracicaba.

Dom Moacyr José Vitti – Natural de Piracicaba (SP), dom Moacyr nasceu em 30 de novembro de 1940. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Gasper Bentoni, em Campinas SP). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1967. Era especialista em Catequese e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade São Tomás, em Roma.

Dom Moacyr foi nomeado bispo em novembro de 1987 e recebeu a ordenação episcopal em janeiro de 1988, em Americana (SP). De 1988 a 2002, foi bispo auxiliar de Curitiba (PR), onde foi foi responsável pelas paróquias da periferia da cidade, pelas pastorais, movimentos, associações, ensino religioso e pela Pastoral Universitária do Regional Sul 2 da CNBB. Foi biso de Piracicaba (SP), de 2002 a 2004, quando foi nomeado transferido para Curitiba como arcebispo. Em 2007 foi eleito presidente do regional Sul 2, permanecendo no cargo até 2011.  Tinha como lema episcopal “Um só coração”.

Com informações do site da CNBB.

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.