Notícias

Diocese de Piracicaba inicia celebrações da Semana Santa no domingo de Ramos

domingo_ramosCom a entrada triunfante de Jesus a cidade de Jerusalém, no Domingo de Ramos, a Igreja inicia a caminhada da Semana Maior (Semana Santa), o momento mais importante da Liturgia Católica.  No período da Semana Santa, que este ano ocorrerá de 13 a 20 de abril, todas as paróquias e quase-paróquias que compõem a Diocese de Piracicaba realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado da Vigília Pascal).

Na segunda, terça e quarta-feira, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais é costume realizar procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o  sentido da Semana Santa.

Ainda dentro da programação da Semana Santa acontecerá na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, na quarta-feira Santa, dia 16, às 20h, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, quando são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e também é consagrado o óleo do Crisma. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, é concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes, além dos diáconos permanentes e representantes de todas as comunidades paroquiais. Nessa missa os padres realizam a renovação dos compromissos sacerdotais.

Além da Missa dos Santos Óleos, Dom Fernando presidirá as seguintes celebrações na Semana Santa, na Catedral Santo Antonio:

13/04 – 9h (Domingo)  – Missa do Domingo de Ramos
17/04 – 20h (Quinta-feira Santa) – Missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia
18/04 – 15h (Sexta-Feira Santa) – Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus
19/04 – 21h (Sábado de Aleluia) – Solene Ação Litúrgica da Vigília Pascal

 

De Piracicaba, Rosiley Lourenço, Assessoria de Comunicação Diocese de Piracicaba
Av. Luciano Guidotti, 166 (19) 2106-7556/ 9 9782-2221

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.