Notícias

Diocese de Piracicaba comemora 70 anos nesta quarta-feira

IMG_7465
Abertura dos festejos ocorreu domingo, 23, durante missa solene de ordenação diaconal

 

 Criada há 70 anos, no dia 26 de fevereiro de 1944, pela Bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, do Papa Pio XII, com território integralmente desmembrado da então Diocese de Campinas e instalada em 11 de junho do mesmo ano, no encerramento do Congresso Eucarístico Regional de Piracicaba, pelo Núncio Apostólico à época Dom Bento Aloisi Masella, a Diocese de Piracicaba celebrou no domingo, dia 23, o início dos festejos celebrativos do septuagenário, com uma missa solene, durante a qual houve a ordenação de 26 diáconos permanentes, na catedral Santo Antônio.

Durante a celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando ocorreu o lançamento oficial do logotipo dos 70 anos e a divulgação da programação festiva da Concentração Diocesana, que acontecerá no dia 7 de junho de 2014, das 12h às 22h, nas dependências do Engenho Central, em Piracicaba.

A Catedral de Santo Antônio ficou lotada e telões e cadeiras foram colocadas na Praça da Catedral para acomodar os fiéis que vieram das paróquias dos vários municípios que compõem a diocese.

Em sua homilia, Dom Fernando agradeceu a dedicação de todos os candidatos na caminhada durante os cinco anos de estudos e afirmou que é um privilégio servir a tão nobre causa, o Evangelho de Nosso Senhor. “A Igreja diocesana se alegra com vocês. Busque, juntamente com o apoio de suas esposas, filhos e toda a família, a servir e transmitir ao povo a Palavra de Deus. Bem-vindos!”

Com o sacramento da ordem, os diáconos poderão realizar batizados, casamentos, celebração da palavra, distribuição da sagrada comunhão e as exéquias. Os diáconos, assim como os presbíteros, devem plena obediência ao bispo diocesano, que é quem o autoriza ao exercício do seu serviço para o bem do Povo de Deus.

Com a ordenação dos 26 diáconos, a Diocese de Piracicaba passar a contar com trabalho pastoral de 55 leigos ordenados no diaconado permanente.

Confira a Programação da Concentração Diocesana:

12h – Queima de fogos e abertura oficial das festividades com momento mariano e Consagração da Diocese de Piracicaba a Nossa Senhora

 13h – Apresentação show musical da Banda “Anjos Adoradores”

 14h30 – Apresentação show musical de “Janu e Banda Adonai”

 16h – Missa Solene dos 70 anos da Diocese de Piracicaba presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e com participação de padres, religiosos, religiosas e diáconos e todo povo de Deus da Diocese de Piracicaba.

 17h30 – Apresentação show musical da Banda “Santuário”

 19h – Show especial de encerramento com a Banda “ROSA DE SARON”

 IMG_7569Descrição do logo dos 70 anos da Diocese de Piracicaba

Tendo em vista a importância dos 70 anos de missão e evangelização da Diocese de Piracicaba, foi elaborada uma representação gráfica (logotipo) que expressa o sentido desta festa.

O formato do logo idealizado pelo padre Altair Aparecido Soares é circular, e nos remetendo a totalidade. Este tem por objetivo representar a nossa Igreja Diocesana envolvendo toda realidade para fazerem parte do Reino de Deus.

Projeta sobre esta figura uma cruz branca, presença do Cristo que oferece seu amor salvador que se concretiza no sacrifício. Aos pés desta cruz brotam três rios, Rio Piracicaba, Rio Corumbataí e Rio Capivari. Estes representam nossa diocese.

Estes mesmos rios nos remetem ao nosso batismo, sacramento que nos abre a porta para os demais sacramentos. Sinais visíveis da ação do Cristo que liberta e salva e dos quais nossa Diocese sempre foi fiel dispensadora.

 A citação bíblica “Batizados num só Espírito para sermos um só Corpo” (1Cor 12, 13a) sintetiza mais claramente a missão realizada pela diocese nesses 70 anos: movida pelo Espírito Santo nossa Igreja particular, representada pelo barco congrega num mesmo corpo todos os membros para fazê-los participar da vida plena de Cristo.

 De Piracicaba, Rosiley Lourenço, Assessoria de Comunicação
(19) 2106-7556/ 9 9782-2221

 

Tags

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.