Notícias

Diocese de Limeira contra a dengue

A Diocese de Limeira, em defesa da vida e preocupada com a saúde da população, juntamente com os poderes públicos, quer combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e da chicungunya.  Recordo que em apenas 40 dias, em Limeira, foram diagnosticados 900 casos de dengue pela rede de saúde local, portanto um número muito alto e preocupante.

A melhor proteção é cuidar para que não fique água limpa parada em copos plásticos, garrafas, vasos de plantas, pneus…, enfim, tudo o que pode reter e acumular água, mesmo que pouca, precisa ser esvaziado e ficar seco. Com a falta de água dos últimos meses, as pessoas estão armazenando água da chuva em baldes, piscinas, depósito, caixas d’água, tambores. Isto pode aumentar os lugares de procriação do mosquito transmissor da dengue. Será preciso armazenar água observando certos procedimentos de segurança: tapando os recipientes, colocando uma quantidade de cloro ou água sanitária na água parada ou mesmo areia. Lembre-se: a larva do mosquito gosta de água limpa.

Além disso, você pode se prevenir passando, diariamente, um repelente de mosquito, usando roupas que cubram a maior parte possível do corpo, evitando perfumes florais que atraem os mosquitos.

SINTOMAS – A fase de incubação do vírus (entre a picada e os primeiros sintomas) pode ser de dois a doze dias. Os sinais do contágio são: dores de cabeça, febre, náuseas, dor no fundo dos olhos, dor nas “juntas”, nas articulações, mal estar, cansaço, falta de apetite.Nem sempre esses sintomas vêm juntos, depende de cada pessoa.

TRATAMENTO – Aos sentir os sinais, procure um posto de saúde e um médico. A maioria dos pacientes precisa de descanso e hidratação. O quadro tende a retroceder depois de uma semana. Há casos graves de dengue hemorrágica que podem levar a óbito.

Vamos cooperar e nos proteger. Não deixe lixo, recipientes, latas, garrafas, plásticos jogados no quintal, eles podem acumular água. Não deixe água parada se acumular. A saúde de todos depende de cada um de nós. Vamos divulgar esses cuidados para nossos familiares, vizinhos e conhecidos. Vamos expulsar o mosquito de nossas cidades. Vamos combater a dengue.

Convoco, portanto, não somente os agentes da Pastoral da Saúde e grupos ligados à mesma, mas  todo o nosso povo, neste importante momento de conscientização. Foram impressos folhetos, pela prefeitura de Limeira, que serão distribuídos nas paróquias da cidade de Limeira e região. No lançamento da CF/2015 que será no Centro Pastoral Santa Terezinha, localizado à Rua Alferes Franco, 1241, próximo a Residência Episcopal. (Limeira), às 09h30, nesta terça-feira (10/2),  faremos a distribuição deste material para as paróquias da cidade de Limeira.

Lutemos pela vida e pela vida plena do nosso povo. Que Deus abençoe a todos pela intercessão de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade e da Diocese de Limeira, SP.

Limeira, 08 de fevereiro de 2015.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.