Notícias

Diocese de Jundiaí reúne cerca de 2.500 pessoas no Retiro das Santas Missões populares

SANTAS MISSOES JUNDIAI
O bispo da diocese de Jundiaí, dom Vicente Costa esteve presente no evento que faz parte do Triênio de preparação
do Jubileu de Ouro da Diocese

Durante três dias, de 26 a 28 de junho, cerca de 2.500 pessoas reuniram-se na Comunidade Santo Antônio, pertencente a Paróquia São Sebastião, em Itupeva (Diocese de Jundiaí), para participar do 1º Retiro Missionário Diocesano das Santas Missões Populares (SMP), promovido pela Diocese de Jundiaí. O evento é parte do Triênio de preparação para as festividades do Jubileu de Ouro da Diocese, a ser celebrado em 7 de janeiro de 2017. Entre os participantes, além dos representantes paroquiais estavam padres, diáconos, seminaristas e religiosos(as).

O 1º Retiro Missionário Diocesano foi conduzido pelo padre Luís Mosconi, que trabalha com missões no Brasil há 25 anos. A convite do Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, o religioso vem colaborando com o processo de implantação das SMP na Diocese de Jundiaí, juntamente com os membros do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).

O objetivo do encontro foi formar agentes multiplicadores, a fim de promover a formação de missionários nas paróquias. Os participantes foram convidados a se comprometer em ser um missionário e assinaram o termo de compromisso com a missão, diante do Santíssimo Sacramento. Parte do comprometimento é dar continuidade aos ensinamentos recebidos levando o aprendizado para outros fiéis, a partir de retiros ministrados nas paróquias da Diocese. Ao fim dos Retiros Diocesanos e Paroquiais, espera-se, aproximadamente, 15 mil missionários em toda Diocese.

Também, para o sucesso do encontro, nesses dias, perto de 700 pessoas foram acolhidas em 250 casas da cidade de Itupeva. Os demais participantes viajaram diariamente, partindo de suas cidades de origem, rumo a Itupeva. A Diocese de Jundiaí é formada por 66 paróquias, distribuídas por 11 cidades do interior paulista.

Nos bastidores do evento, outras 300 pessoas se revezaram nos preparativos e organização do Retiro. Dentre eles, estava o grupo responsável pelas músicas, sejam de animação ou para a celebração eucarística. Os integrantes são parte do Movimento de Emaús. A equipe responsável pelo café e refeições foi composta por casais do Movimento Encontro de Casais com Cristo (ECC). O Setor Juventude da Diocese de Jundiaí, representado por cerca de 40 jovens e também seminaristas diocesano, ficou responsável por animar os momentos de música com coreografias e dramatizações. Completaram a equipe de apoio o pessoal da limpeza, da acolhida e da liturgia, todos voluntários.

Fonte: Assessoria Diocesana de Comunicação

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.