Sub-Regiões

Diocese de Jundiaí promove III Caminhada dos Mártires

DSC01482Promovida pela Pastoral Fé e Política, com apoio do Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Jundiaí, foi realizada nesta quarta-feira, 9 de julho, a “III Caminhada dos Mártires”, no Distrito do Polvilho, de Cajamar, SP. Padre Daniel dos Santos Rosa, pároco da paróquia Nossa Senhora da Alegria, recebeu as caravanas de 9 das 11 cidades da diocese, com total participação das pastorais, movimentos da Igreja e movimentos sociais. Foi servido café da manhã pelos paroquianos.

A “III Caminhada dos Mártires” diocesana teve como tema “Salvação Teológica é Salvação Ecológica”, e foi desenvolvida com cânticos e orações, com animação da equipe de Canto Litúrgico da paróquia, liderada pelo padre José Renilton Fontes, vigário paroquial da paróquia São Paulo Apóstolo de Cajamar e palavras de ordem entoadas pelas mais de 400 pessoas participantes.

Seis sub-temas foram destacados nas paradas da caminhada em pontos estratégicos do bairro: Política Social, por Reinaldo de Oliveira, da Pastoral Fé e Política diocesana; Meio Ambiente, por jovens da Comunidade Paroquial defensores da Ecologia; Saúde, pelo padre Daniel e agentes da Pastoral da Saúde e Conselho Municipal da Saúde; Educação, por professora da comunidade local; Juventude, por grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora da Alegria, e Campanha da Fraternidade, por Dolaine Coimbra, coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade.

O sub-tema “Juventude” teve como ponto alto uma dinâmica sobre a realidade dos jovens nas periferias, sujeitos à violência, drogas e discriminação. “Evangelizar a juventude deve ser ação primordial da Igreja, para que a atual realidade social seja mudada. A sociedade tem culpa e é preciso reverter esse quadro através da própria sociedade, com participação da Igreja”, dizia o texto final.

A “III Caminhada dos Mártires” terminou no Ginásio Esportivo do Polvilho, onde foi celebrada Missa solene presidida pelo padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, representando o bispo diocesano Dom Vicente Costa, concelebrada pelo pároco padre Daniel dos Santos Rosa, padre José Roberto de Oliveira, da paróquia São Paulo Apóstolo e padre José Renilton Fontes, vigário paroquial. Participaram os diáconos José Nicolau Alves (Nossa Senhora da Alegria – Cajamar), Mauro Nunes da Silva (São Paulo Apóstolo – Cajamar), Eldis Lúcio Beltrão (Nossa Senhora Aparecida – Salto) e José Carlos Pascoal (São Benedito – Salto), além de seminaristas, ministros e acólitos da comunidade local.

“O tema desta caminhada não deve ser ignorado pelos cristãos. Somos responsáveis pela nossa salvação, mas somos igualmente responsáveis por cuidar da natureza que Deus criou e nos deu para cuidar”, disse padre Leandro na homilia. Foi feita dinâmica em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, por grupo de adolescentes e jovens da paróquia. Claudio Nascimento, coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política agradeceu o empenho do pároco e dos agentes de pastoral da paróquia Nossa Senhora da Alegria pela bela e eficaz acolhida e organização do evento, bem como a participação de representantes das pastorais e movimentos sociais, movimentos apostólicos e membros do Legislativo (deputados e vereadores). Após a missa foi servido lanche comunitário, oferecido pela comunidade paroquial.

De Cajamar, Diácono José Carlos Pascoal

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.