Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Diocese de Jundiaí promoveu no dia 16 de maio o encontro do Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, com os políticos das 11 cidades que pertencem ao território diocesano. Tendo como gancho a Campanha da Fraternidade 2022, o objetivo do evento foi refletir sobre a realidade da Educação nos municípios e debater sobre como Igreja e Estado podem atuar juntos em favor de uma educação integral que promova a dignidade humana.

Ao todo, estiveram presentes 70 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, agentes da Pastoral da Educação e da Pastoral Fé e Política diocesanas e integrantes do Centro Diocesano de Formação para o Laicato da Diocese de Jundiaí.

O assessor do encontro foi Vinícius Paiva, vice-presidente do Instituto Malagodi, uma associação da sociedade civil que atua na promoção da Família e em Defesa da Vida, em todas as dimensões da sociedade, através da formação integral do ser humano, fundamentados na doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.

Um dos destaques da explanação de Vinícius foi o Pacto Educativo Global lançado pelo Papa Francisco em 12 de setembro de 2019, ressaltando que a educação sempre foi uma preocupação da Igreja Católica. Ele apresentou os documentos dos Papas sobre o assunto e falou brevemente sobre o trabalho da Congregação para Educação Católica da Santa Sé.

Ao final do encontro, sob a mediação de Maria Angela Palma Ribeiro, secretária executiva do Centro de Formação para o Laicato, em um clima de escuta e diálogo, os participantes puderam partilhar os desafios, conquistas e anseios a respeitos das questões de Políticas Públicas para Educação nos municípios.

 Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí