Destaques Do Regional Notícias

Diocese de Jales vai sediar o Congresso Regional da Pastoral Familiar neste final de semana

A Sub-região Pastoral RPI formada pela arquidiocese de Ribeirão Preto sediou a 19a. edição do congresso. A cerimônia de encerramento da edição anterior foi marcada pela passagem da imagem da Sagrada Família para a coordenação diocesana, onde será esta edição . A cerimônia aconteceu no Colégio Marista, em Ribeirão Preto (SP)

Neste final de semana dos dias 27 a 29 de julho, a Diocese de Jales sediará o XX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB. Esse Congresso, preparado pela Coordenação da Pastoral Familiar da Sub-região de Ribeirão Preto 2, terá a participação de representantes de Dioceses, bem como pastorais e movimentos dedicas à evangelização da família.

O tema do congresso será: “O Evangelho da Família: Alegria para o Mundo”, que tem como foco a relação familiar. Inspirado nas palavras do Papa Francisco: “o Evangelho da família é resposta às expectativas mais profundas da pessoa humana”, o Congresso busca evangelizar as famílias e introduzi-las no caminho do Senhor.

O Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, expressa em carta um convite a outros Bispos para participarem do Congresso. “Vossa participação nesse Congresso será motivo de alegria, uma vez que o Bispo, como pai e pastor, conforme a Exortação Apostólica Familiaris Constortio, nº73, “deve estar atento de um modo particular a este setor da pastoral, sem dúvida prioritário”.

Segundo a comissão da Pastoral Familiar do Regional Sul 1, os congressos visam a Oração, reflexão, formação, troca de experiências, congraçamento e muita informação, partindo sempre do tema do Encontro Mundial das Famílias que, neste ano, acontecerá em Dublin, Irlanda, de 22 a 26 de agosto.

Como uma Igreja em saída, através dos congressos, se pretende chegar a todas as famílias do Regional Sul 1, para se levar a novidade e a beleza do anúncio próprio dos três setores da Pastoral Familiar (Pré Matrimonial, Pós Matrimonial e Casos especiais) de forma a atender o que nos pede o capítulo VIII da Amoris Laetitia, Exortação Apostólica, pós sinodal, do Papa Francisco: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” de todas as famílias; de todas as pessoas, numa pastoral de conjunto em que cada um entra com o seu melhor para o bem de todos.

Além de palestras e partilha das ações pastorais, o congresso conta também com momentos culturais como teatro, coral, etc. Reunindo diversas Dioceses do Estado de São Paulo.

Pastoral Familiar apresenta logo do Congresso Estadual, evento que será realizado na diocese de Jales

Logotipo do XX Congresso da Pastoral Familiar – Logotipo trás em primeiro plano o tema do congresso: “EVANGELHO DA FAMÍLIA – ALEGRIA PARA O MUNDO”. Acima do tema, é apresentada a imagem de uma família voltada para o mapa mundi, nos levando a ampliar nosso leque de visão para abranger todas as gentes em todo o globo. A cruz e o semicírculo que envolve o globo e a família, nos lembra a missão e vocação das famílias de viver intensamente a busca da santidade, através da leitura e vivência da Palavra de Deus, a bíblia sagrada, colocada no canto superior direito, traduzida em todos os idiomas, unificando a caminhada da humanidade na direção de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. Por fim, como pano de fundo do logotipo, a Bandeira de Jales, cidade que acolhe a Regional Sul 1 em seu XX Congresso da Pastoral Familiar.

 

Com informações da diocese de Jales

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.