Sub-Regiões

Diocese de Caraguatatuba comemora 15 anos neste 1º de Maio

logo_caraguatatuba

A Diocese de Caraguatatuba comemorou nesta quinta-feira, 1 de Maio, 15 anos da sua criação, em 1999, pelo Papa João Paulo II. Nestes 15 anos, teve como bispos diocesanos o franciscano Dom Fernando Mason, hoje bispo de Piracicaba e o salesiano, Dom Antonio Carlos Altieri, atualmente arcebispo de Passo Fundo, RS. Os dois permaneceram àfrente da diocese por aproximadamente 5 anos cada, até que no ano passado, 2013, a Diocese acolheu seu novo pastor, Dom José Carlos Chacorowski, CM, vindo da Arquidiocese de São Luiz, do Maranhão.

Nestes 15 anos a diocese cresceu em estrutura física, pastoral e organizativa passando de 7 paróquias para 17 atualmente. Conta com 32 sacerdotes e 6 diáconos permanentes.
Possui duas casas de formação vocacional, o Seminário maior São José de Anchieta, em Taubaté e o propedêutico São Domingos Sávio, em Ubatuba.

Para celebrar os 15 anos, abre o Quinquênio Jubilar que prevê uma séria de iniciativas a caminho dos 20 anos de Diocese. Os passos concretos foram lançados na Missa de Ação de Graças, na noite do dia 1 de maio, na Catedral Divino Espírito Santo, Caraguatatuba. Entre eles está a criação de uma Escola diaconal; o lançamento do 3º Plano diocesano de Pastoral e a criação de novas paróquias ao longo dos próximos 5 anos.

Logomarca comemorativa – A logomarca comemorativa dos 15 anos foi produzida pelo designer gráfico Richard Lippi, responsável também pela logomarca dos 10 anos da Diocese de Caraguatatuba.  A ideia foi trazer a o padroeiro da Diocese, Espírito Santo, na imagem da pomba que paira o céu e mar do Litoral Norte, recentemente agraciado com a canonização do jesuíta José de Anchieta, lembrando a missão da Igreja que é evangelizar.

A figura final, apresentada na logomarca, mostra São José de Anchieta, escrevendo na área da praia a palavra em latim “Deo Gratias”. A logomarca tem cores distintas  com as mesmas cores do Brasão oficial da Diocese de Caraguatatuba. A logomarca procura transmitir a importância da presença e da missão evangelizadora da Igreja no litoral Norte.

A Diocese de Caraguatatuba pertence à sub-região pastoral de Aparecida.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.