Notícias

Diocese de Campo Limpo celebra 25 anos e lança a Missão Popular Diocesana

IMG_4121
Bispo Diocesano de Campo Limpo, Dom Luiz Antônio Guedes, faz o envio dos missionários da MPD

Para celebrar seus 25 anos de criação a Diocese de Campo Limpo está vivendo a Missão Popular Diocesana (MPD) que tem como objetivo “ir ao encontro das pessoas, formar novos grupos de comunhão e participação através do agir missionário da comunidade”.

As celebrações em ação de graças pelo Jubileu de Prata da Diocese iniciaram com o anúncio solene da abertura do Ano Jubilar na Assembléia diocesana, ocorrida em 23 de novembro do ano passado, véspera da Solenidade de Cristo Rei, com o toque do chofar no momento da Oração inicial, preparada pelo Padre José Bortolini, com música e regência do Maestro Luciano Camargo e apresentação do Coral Sagrada Família, do Coro Mirim Sagrada Família e da Orquestra Acadêmica de São Paulo com base no “Cântico Universal” (O universo louva seu Criador) – cf. Daniel 3, 52-90. A apresentação comoveu os 600 participantes da Assembléia que aconteceu na Paróquia São Bento e Colégio Santo Américo, no Morumbi.

No dia seguinte, 24/11/13, Solenidade de Cristo Rei, houve uma solene celebração diocesana presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, na Catedral Sagrada Família, para a abertura oficial do Jubileu de Prata diocesano e na mesma festa deste ano, em 23/11/14, se dará o encerramento do Ano Jubilar com a proposta de continuidade das missões populares nas cem Paróquias que compõem o território diocesano.

No domingo, dia 08 de junho de 2014, data próxima da instalação da Diocese (04.06.1989) a Missa em ação de graças pelo Jubileu de Prata com o envio de aproximadamente 30 missionários da MPD de cada Paróquia lotou a Catedral Sagrada Família e seu entorno. Cerca de 4.500 pessoas participaram e receberam uma cruz missionária da MPD, em bronze, banhada a prata, com o símbolo do ano jubilar. Neste segundo semestre de 2014 as missões iniciam na maior parte das Paróquias, com exceção de uma, que antecipou-se, dando início no domingo dia 27 de abril deste ano, por ser a Paróquia com o maior número de comunidades (22) e estar numa área muito ampla e rural, trata-se da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Lourenço, localizada no município de São Lourenço da Serra. Padre Fausto dos Santos Oliveira, pároco da matriz, celebrou a Santa Missa de envio dos missionários na Praça 10 de Agosto.

A MPD está baseada sobre 11 tópicos que serão observados durante o decorrer do ano. Entre eles destaca-se: – fazer da paróquia, “comunidade de comunidades” e dar à comunidade “novo ardor e entusiasmo, alegria e esperança”; – a promoção de uma participação maior, através da escuta, do anúncio, do serviço e do testemunho dos leigos, ir ao encontro dos católicos que estão afastados da comunidade e da Igreja, além de suscitar novas lideranças leigas.

A Missão Popular Diocesana prevê ainda o favorecimento ao protagonismo dos leigos e o atendimento à pluralidade de seus interesses através de novos grupos de rua e intensificar o compromisso da Igreja com os pobres. A proposta ainda quer conhecer a realidade de cada rua que compõe a Diocese de Campo Limpo, criar novos ministérios para servir o povo de Deus e fazer que esse seja “um tempo de conversão pessoal e de uma profunda vivência eclesial”.

De Campo Limpo, Luciano Batista, Coordenador da PasCom Diocesana de Campo Limpo. créditos das fotos de Adilson Seguezi e Luciano Batista.

 

IMG_4003
Entrada das cruzes que simbolizam os 25 anos de criação da Diocese de Campo Limpo
IMG_3639
Clero e fiéis participam da Missa em Ação de Graças pelos 25 anos da Diocese de Campo Limpo

 

MISSAO PNSASL 1
Missionários da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Lourenço realizando a MPD na divisa dos municípios de São Lourenço e Itapecerica da Serra
MISSAO PNSASL 7
Padre Fausto dos Santos Oliveira celebra missa campal
de envio dos missionários

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.