Na tarde do dia 16 de novembro, agentes da Pastoral da Comunicação da Diocese de Amparo se reuniram, no Centro Diocesano de Pastoral São João XXIII, no centro de Amparo, para o Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Estiveram presentes na reunião o Bispo Diocesano, dom Pedro Carlos Cipollini, que fez a oração de abertura do evento e falou da importância da PASCOM como pastoral integradora e unitiva, os padres Carlos Panassolo, coordenador de Pastoral, e José Siqueira Barbosa, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Jaguariúna.
Após a oração inicial, o bispo diocesano agradeceu a presença de todos, os trabalhos da Pastoral da Comunicação e apresentou o coordenador diocesano da PASCOM, o seminarista John Torres, que é jornalista formado pela PUC-Campinas. O coordenador apresentou os pontos primordiais da PASCOM segundo o 1º Plano de Pastoral da Diocese de Amparo. “O Plano de Pastoral da nossa diocese deixa bem clara a seriedade e necessidade de uma pastoral da comunicação bem articulada. No item 3.2, que fala sobre formação integral, o diretório mostra que a PASCOM deve ser a pastoral que une, que auxilia as demais e que ‘é dever da Igreja anunciar aos homens a mensagem da salvação através dos meios de comunicação social e ensinar-lhes o reto uso deles’”.
O coordenador falou ainda da nova estrutura da PASCOM na diocese de Amparo, que contará com coordenadores paroquiais, forâneos e coordenador diocesano. Esta estrutura é aprovada e aconselhada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Em julho estivemos presentes no encontro nacional da PASCOM nacional, em Aparecida, e pudemos entrar em contato com os desafios e possibilidades da pastoral da comunicação em todo Brasil. O que trazemos para este encontro é tudo o que pudemos absorver desse encontro, adaptado à nossa realidade”. Todos os agentes receberam material impresso, contento orientações e diretrizes para agentes da PASCOM.
Fonte: Pascom Diocesana de Amparo
