Notícias

Diocese de Amparo promove a 1ª Caminhada pela Família

IMG_7063_editada
Dom Pedro Carlos Cipollini, fez a oração inicial, agradecendo a presença de todos e fez a benção para todas as famílias

Centenas de fieis se reuniram no domingo, 17 de agosto, na 1ª Caminhada Pela Família, ato realizado pelas seis paróquias da cidade de Amparo (Catedral Nossa Senhora do Amparo, São Sebastião, São Benedito, São João Batista, São José Operário e Nossa Senhora Aparecida). O evento foi o encerramento da Semana Nacional da Família, celebrada de 10 a 16 de agosto em todo o Brasil. A concentração aconteceu defronte a Igreja Matriz de São Sebastião, no Bairro do Ribeirão, às 15h.

O Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, fez a oração inicial, agradecendo a presença de todos e pedindo a benção para todas as famílias, logo após, realizou a benção da cruz, uma réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude que percorreu todas as Dioceses do Brasil e esteve no Rio de Janeiro em 2013. A réplica da cruz foi levada durante toda a caminhada pelos jovens, pais e mães da cidade. Em seguida os fieis acompanharam uma encenação sobre a visita de Maria à sua prima Isabel, como primeiro ato de reflexão sobre a família terrena de Jesus, e depois seguiram em caminhada até o Centro Esportivo do Trabalhador.

No trajeto, acompanhado por um trio elétrico com músicas religiosas e de reflexão, os fieis, com lenços coloridos identificando cada uma das seis paróquias da cidade, acompanharam as demais encenações. No segundo ato, jovens da paróquia São José Operário apresentaram um número de dança sobre São José. “São José foi um exemplo de pai e servo de Deus. Temos muito a aprender com esse santo que viveu no silêncio e foi obediente a Deus em tudo”, disse o padre Antônio Carlos Ferreira, pároco da São José Operário.

Dos prédios, os moradores acenavam com lenços e lençóis enquanto a caminhada prosseguia, demonstrando apoio à iniciativa em prol das famílias. No terceiro ato, jovens da paróquia São João Batista apresentaram uma encenação sobre a importância da oração na vida familiar. “Sem vida de oração, a família não pode resistir às investidas do mundo. Família é projeto de Deus, e ela só está completa quando Jesus se torna um membro”, afirmou o padre Jamil Antônio da Costa, pároco da São João Batista.

Missa em ação de graças – Após a caminhada, os fieis tomaram completamente as arquibancadas do Centro Esportivo do Trabalhador, no Jardim Camanducaia, em Amparo, para a Missa em Ação de Graças pela Semana da Família. Celebrada pelo bispo diocesano e concelebrada pelos padres Ildefonso Luz, Jamil da Costa, Antônio Carlos de Souza, José Donizete, Carlos Panassolo e Frei Adriano do Nascimento, a missa contou com a participação das crianças da cidade e de casais celebrando bodas de prata, ouro e com mais de 50 anos de casados. O padre Anderson Frezzato, cura da paróquia Nossa Senhora do Amparo, foi o cerimoniário.

Na homilia, Dom Pedro exaltou a importância da família na sociedade: “a família não é uma invenção do homem, mas um projeto do coração de Deus. A família é tão importante, que o próprio Deus, quando se encarnou, quis fazer parte de uma”, disse.

O bispo falou ainda do esforço que os meios de comunicação fazem para deturpar os valores familiares: “Os filmes, novelas, mostram que não existem valores familiares, que a traição, o desrespeito e a individualidade são coisas que estão na moda, mas chega a ser contraditório que, sempre no final dessas histórias, há inúmeros casamentos, mostrando que dessa forma os personagens conseguiram a tão almejada felicidade. Precisamos estar atentos aos verdadeiros valores que devemos perseguir, a família jamais será uma instituição falida, por mais que tentem deturpá-la”, afirmou. Dom Pedro falou ainda da Assunção de Maria, dogma celebrado pela liturgia da Igreja no dia 17 de agosto.

Ao final da celebração, os casais de bodas foram chamados até o altar e receberam uma benção especial dada pelo bispo.

“Momentos como esse mostram a unidade da nossa igreja, que sempre defendeu e sempre defenderá o valor da família, cada vez mais ressaltando sua importância para a construção de uma sociedade mais justa e feliz”, afirmou Graziele Bianchi, da paróquia Nossa Senhora do Amparo.

“Eventos assim mostram a união da igreja na luta pela família segundo os princípios de Deus, mesmo em uma época onde as grandes mídias tentam mostrar a família como uma instituição falida”, disse Marcelo de Oliveira, da paróquia São João Batista. “A união de todas as paróquias mostra que somos uma só família e lutamos pelo mesmo objetivo, que é ser de Deus”, finaliza o jovem.

Coordenação da Pastoral da Comunicação da Diocese de Amparo

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.