Notícias

Diocese começa a vivenciar o seu Sínodo

sinodo-02_reduzido
Dom Pedro diante do mapa com as dez Regiões Pastorais da Diocese de Santo André

O Hino do Sínodo da Diocese de Santo André, já começa a ser cantado por todos os diocesanos nas sete cidades do Grande ABC, num sinal claro de que já respiramos o ar do Sínodo Diocesano, cujo Decreto de Convocação foi lido por Dom Pedro Carlos Cipollini, durante a celebração religiosa, de ontem a tarde, domingo, (13/11), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e que também teve o intuito de celebrar o Encerramento do Ano Santo da Misericórdia.

Em uma das estrofes do hino, que tem como autora da letra e música, a jovem Fernanda de Marqui Correia, é cantado: “Que este sínodo dê frutos para o futuro da Igreja, / Caminhando todos juntos, como Cristo deseja. / Que nossa missão seja um passo para irmos além de nós mesmos, / À luz da Verdade façamos, do sonho realidade”.

O profetismo da frase cantada é o desejo real que nutre as ações do Sínodo, que vai durar um ano e será encerrado só no dia 15 de novembro de 2017, com a grande concentração que acontecerá no Externato Santo Antônio.

Dom Pedro ao falar do Sínodo recordou o Concílio Vaticano II. É que, como naquele momento de seis décadas atrás, também podemos dizer agora: “O Sínodo floresceu como uma inesperada primavera”. Ele é fruto da identificação madura da caminhada pastoral realizada pela Igreja Local, por meio das anteriores Assembleias Diocesanas de Pastoral, dos seus sete Planos de Pastoral, além das Visitas Pastorais Missionárias, realizadas neste ano.

O lema que norteia o Sínodo é “O sonho missionário de chegar a todos”, frase de Papa Francisco que expressa o desejo de sermos uma Igreja em comunhão e de missão.

Na convocação do bispo o chamamento para a constituição como membros sinodais, os clérigos incardinados na Diocese, os religiosos que possuem ofício nesta Igreja Local, uma representante de cada Congregação Religiosa feminina, os seminaristas em nível diocesano, um Coordenador de cada Pastoral, Movimento ou Associação também de nível diocesano e alguns leigos pessoalmente escolhidos e representantes da sociedade civil, bem como de outras denominações religiosas que se reuniram após a missa no Auditório da Mitra Diocesana.

O próximo evento sinodal será no dia 3 de dezembro. Para mais informações, acesse o site oficial: www.sinodo.diocesa.org.br e contato: sí[email protected]

sinodo-01_reduzido
Bispo Diocesano, Dom Pedro e o Bispo Emérito, Dom Nelson na missa de lançamento do Sínodo

Com informações Assessoria Diocesana de Imprensa

 

 

 

 

 

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.