Notícias

Diocese Amplia o Diálogo sobre a Doutrina Social da Igreja

enc doutrina social-reduzido

Na noite de 10 de maio, com o Anfiteatro Pio XII da Cúria Diocesana de Jundiaí tomado por centenas de fiéis leigos para o 1º Encontro do Ciclo “Doutrina Social da Igreja e a Diocese de Jundiaí”, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, acompanhado pelo padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora refletiu sobre a dimensão social da evangelização, especialmente fundamentadas pelo Compêndio da Doutrina Social da Igreja e pela Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho).

Em sua mensagem, ficou evidente o desejo do Pastor da Diocese de aprofundar e ampliar na Diocese de Jundiaí a compreensão, comunicação, debates e diálogo sobre a Doutrina Social, como elemento essencial do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo e de seu Reino de Amor e Justiça.

O padre Antonio Manzatto, doutor e mestre em teologia e professor da PUC (SP), foi o assessor do encontro. Ele faou sobre os principais aspectos da Doutrina Social da Igreja (DSI). Dentre esses, padre Antonio recordou o conceito, significado, fundamentos e objetivos da Doutrina Social, destacando que a “DSI é ação evangelizadora da Igreja; exercício da caridade e da solidariedade cristãs; ação cristã de transformação da sociedade”, assim como prestando esclarecimentos sobre os seguintes princípios do “ensinamento social da Igreja” na dimensão da “pessoa, a ‘dignidade humana’ (diretos humanos e sociabilidade); da “sociedade, a ‘opção pelos pobres’ (caridade e solidariedade)”; da “política, o ‘bem comum’ (participação e subsidiariedade)”; da “economia, a‘universalidade dos bens (primazia do trabalho e justiça social)”.

O 2º Encontro do Ciclo: “Desafios e Oportunidades da Doutrina Social da Igreja na Diocese de Jundiaí” já tem data marcada. Ele acontece no dia 23 de junho de 2017, às 19h, na Cúria Diocesana.

Colaboração: Núcleo Cáritas “Caridade, Justiça e Paz”

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.