No sábado (10), na parte da manhã, cerca de 13 candidatos a diáconos da Diocese de Barretos, acompanhados pelos dois diáconos permanentes – Lombardi e Mário –, além dos padres Deusmar Jesus da Silva, pároco da Catedral e reitor da Escola Diaconal, e José Antônio Quissoto, também diretor da Escola, pároco em Cajobi e Vigário Geral da diocese, participaram, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em São José do Rio Preto, do primeiro encontro de diáconos e candidatos da sub-regional II, que compreende cinco dioceses: Rio Preto, Barretos, Catanduva, Votuporanga e Jales. A organização geral deste encontro foi do diácono Júlio, de S. J. do Rio Preto. O convite era extensivo às esposas, e muitas se fizeram presentes com expressiva participação.

Este encontro teve a participação do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, que se tornou também, há poucos dias, Vice-Presidente do Regional Sul 1, da CNBB, e é o bispo referencial para os ministérios diaconais no Estado de São Paulo. Também se fez presente, com seus quatro integrantes, a Presidência da CRD – Comissão Regional dos Diáconos, encabeçada pelo presidente diácono José Silva.

Este foi o primeiro encontro levado a efeito na Sul 1, de uma série deles que de agora em diante será realizado nas demais sub-regiões do Estado de S. Paulo. Representantes das dioceses da RP II se fizeram presentes, e a delegação de Barretos (foto) foi a mais numerosa, sendo muito destacada e elogiada a a instalação de sua recente Escola Diaconal, que conta atualmente com 21 candidatos, dentre eles os treze que participaram desse encontro.

Números regionais

Além dos pronunciamentos dos quatro integrantes da diretoria da CRD, ressalte-se o momento formativo apresentado por Dom Moacir Silva sobre a importância deste ministério ordenado dos Diáconos permanentes, com um futuro promissor para as próximas gerações em seus serviços de uma Igreja em saída, por sua comunhão, participação e missão em espírito sinodal. Ao final, muitos esclarecimentos foram prestados aos participantes, que puderam livremente dirigir à Presidência e ao próprio Dom Moacir suas dúvidas e sugestões.

Neste encontro, a Presidência apresentou alguns dados estatísticos da quantidade de Diáconos, Escolas Diaconais e seus respectivos alunos no Estado de S. Paulo (Sul 1). São cerca de 1.189 Diáconos permanentes, a saber: na região Sorocaba, 292; São Paulo, 286; Aparecida, 195; Ribeirão Preto, 168; Campinas, 158; e Botucatu, 90.

Há cerca de 324 candidatos a diáconos permanentes em todo o Estado de São Paulo, cursando as diversas etapas de estudos formativos necessários em 15 Escolas Diaconais, inclusive a mais recente de Barretos com seus 21 alunos.

Na Província de Ribeirão Preto (RP 1 e RP 2) há 168 Diáconos Permanentes: Ribeirão Preto, 67; Franca, 32; Jaboticabal, 28; São José do Rio Preto, 16; São João da Boa Vista, 12; Votuporanga, 6; Barretos, 2; Catanduva, 1; e Jales, 1.

Fonte: Diocese de Barretos e CRD (Comissão Regional dos Diáconos)