Notícias

DGAE são destaque na Assembleia Diocesana de Guarulhos

Assembleia Diocesana Guarulhos 2

Em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, a Diocese de Guarulhos realizou  neste sábado (14/11) a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no Centro Diocesano de Pastoral, com a presença de Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo Diocesano, além de sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos das Paróquias, em suas diversas pastorais, movimentos e comunidades, para participarem deste importante momento da Igreja particular de Guarulhos.

O dia de trabalhos iniciou-se com a celebração eucarística, presidida por Dom Edmilson. Após, as diversas urgências pastorais foram assessoradas e discutidas em plenário com os delegados participantes: padre Hechily de Brito, refletiu sobre a “Igreja em estado permanente de missão”; padre Pelegrino Rosa Neto nos apresentou sobre a urgência “Igreja, casa de iniciação cristã”; padre Antonio Bosco assessorou a respeito da “Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”; a urgência da “Igreja, comunidade de comunidades” foi assessorada pelo padre Otacílio Lacerda; e o padre Tarcísio Almeida trabalhou a urgência “Igreja, a serviço da vida plena para todos” para com os delegados.

Com base na Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019, os delegados das Paróquias separaram-se em grupos e, após a devida discussão, conjuntaram-se as respostas para definir as prioridades pastorais que a Diocese deveria seguir para os próximos anos.

Novamente reunidos, juntamente com o Bispo Diocesano e com a equipe da Comissão Diocesana de Pastoral – (CODIPA) as urgências da Diocese foram definidas e amplamente apresentadas aos participantes da Assembleia. Explanando as suas considerações, Dom Edmilson apontou algumas orientações que a Diocese poderia percorrer com a seleção das diretrizes pastorais e quais trabalhos poderiam ser realizados nos próximos anos em nas paróquias e foranias.

Ao fim, Dom Edmilson agradeceu ao padre Francisco Gonçalves Veloso Junior pelo seu trabalho como Coordenador Diocesano de Pastoral e transferiu a função ao padre Otacílio Ferreira de Lacerda que, a partir daquele momento, exercerá esta atribuição na Diocese.

No encerramento, os participantes entoaram o Hino do Ano Extraordinário da Misericórdia e, rezando, invocaram a intercessão da Virgem Maria, a Imaculada Conceição, padroeira da Diocese, para os trabalhos pastorais a serem realizados.

Informações são da Pascom Diocesana de Guarulhos

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.